Com a pandemia provocada pela Covid-19, que estabeleceu este ano novos formatos para conteúdos e produtos artísticos em respeito ao distanciamento social, todo o cronograma do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro também precisou ser adaptado.
Mais antigo e um dos mais importantes festivais de cinema do país, o evento migra da telona do Cine Brasília para a televisão e para o streaming. Produções audiovisuais da safra mais recente do cinema nacional estarão disponíveis para o público ao longo da próxima semana.
Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura, vive a expectativa de a cidade ter o melhor Festival já realizado em tempos de pandemia. “Aliás, por resistência, nosso Festival de Brasília já merecia esse reconhecimento. Em que pese a crise por que passa o cinema brasileiro atualmente, o festival vai mostrar que o setor não se entrega assim tão facilmente”, revelou.
Os selecionados
Mesmo on-line, nesta edição o festival continua a apresentar uma programação ampla, plural em narrativas e enredos, com presença forte de temáticas e produções representativas da arte feminina, afrobrasileira e LGBTQIAP+.
Foram selecionados mais de 30 filmes entre longas e curtas-metragens para a Mostra Oficial Competitiva e a Mostra Brasília. Desses, nove são documentários em longa-metragem.
Todas as cinco regiões brasileiras estão representadas no evento, cuja curadoria leva assinatura do diretor artístico e cineasta Silvio Tendler.
O 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro ocorre de 15 a 20 de dezembro e a programação completa pode ser acessada no site oficial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Com o novo formato, é importante que o público observe a dinâmica das exibições.
Os filmes são exibidos sempre às 23h. O Canal Brasil é um serviço por assinatura e transmite para todo o Brasil. Basta escolher a sintonia de recepção, conforme a lista abaixo:
– Sky HD no canal 513;
– Sky SD no canal 113;
– Oi e Via Cabo no canal 66;
– Claro no canal 67;
– NET HD no canal 650;
– NET no canal 150;
– VIVO TV DTH no canal 806;
– VIVO IPTV no canal 656;
São 12 curtas-metragens selecionados para a Mostra Oficial Competitiva, mais os 8 curtas e 4 longas da Mostra Brasília, com tecidos narrativos disruptivos e plurais. Basta acessar a plataforma Canais Globo no site canaisglobo.globo.com, deslizar a página e clicar no ícone do Canal Brasil. Caso não seja assinante, é preciso realizar o cadastro prévio.
O acesso também acontece por meio do aplicativo Canais Globo. É preciso criar um login no site da operadora e usá-lo no aplicativo Canais Globo. Download gratuito disponível para os sistemas iOS e Android. O aplicativo pode ser acessado por assinantes das seguintes operadoras:
– Claro NET TV;
– Claro TV;
– SKY;
– Oi;
– Vivo TV;
– Algar Telecom;
– Multiplay;
– NET Angra;
– RomaCabo;
– LINCA;
– Conect@;
– TV Alphaville;
– VERTV;
– DESKTOP;
– Oops telecom;
– VALENET;
– SAT;
– MEGABIT Telecom;
– NEW GROUP