15ª edição
Festival Internacional de Cinema Infantil acende sonhos de criança
Publicado
emMariana Alves, Edição
O mundo dos sonhos do cinema exclusivo para crianças com curtas e longas, brasileiros e internacionais. Assim será mais um Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que chega à sua 15ª edição como o único festival do gênero no país. O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2017 a programação reunirá 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento.
Com patrocínio do Ministério da Cultura, BNDES, Cinemark, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, apoio institucional do Sesc, apoio do Telecine, Globo Filmes, TV Brasil e Afinal Filmes, e com filmes no Cinemark Eldorado e no CineSesc, o FICI exibirá curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas e debates.
O festival abre espaço, estimula, conta e reconta a produção audiovisual brasileira direcionada ao público infantojuvenil através dos debates do Fórum Pensar a Infância, que acontece em 27 de setembro, no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo.
Para instigar o pensamento crítico dos pequenos, o FICI 2017 realiza as tradicionais sessões “Pequeno Jornalista” e “Pequeno Cientista”. No primeiro, as crianças terão a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme “Professor Sapo”. Dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em “Wall-E”, poderão ser esclarecidas com um especialista no tema, logo após uma exibição que promete muita diversão e aprendizado aos pequenos.
Ainda visando o debate e na formação de cidadãos, o FICI realiza a Mostra Novos Jovens, um encontro marcado com pré-adolescentes e adolescentes para assistir e discutir os assuntos abordados nos filmes da programação da mostra, como “Filhos de Bach”, coprodução Brasil, Alemanha, e os filmes franceses “Garota Impossível” e “O Novato”.
Para valorizar e revelar o que há de melhor na produção audiovisual brasileira direcionada ao público infantojuvenil, o FICI exibirá os curtas-metragens selecionados durante a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que fomenta o reconhecimento de novos cineastas brasileiros e suas obras. Os 22 curtas concorrentes serão exibidos em sessões no Cinemark Eldorado, no dia 29 de setembro. A etapa final da premiação, em novembro, contará com um júri formado exclusivamente por crianças da cidade de Natal, elegendo os melhores curtas de live- action, animação e da Mostra Teen.
“Um festival tão diverso como o FICI oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir a produções de diferentes estilos e linguagens. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção”, avalia Carla Camurati, diretora do festival ao lado de Carla Esmeralda.
Um dos compromissos do FICI é trazer títulos de destaque no mercado internacional, inéditos no circuito brasileiro, e relembrar lançamentos recentes. Um intenso trabalho de curadoria é desenvolvido ao longo do ano e, através do nome já reconhecido do festival no calendário mundial de festivais de cinema infantil, é formatada a maior vitrine do audiovisual direcionado a esse público no Brasil.
Para o Programa Internacional, serão apresentados títulos com dublagens exclusivas. Em cartaz estarão produções como a alemã “Do Meu Tamanho”, que conta a história de um menino que mora em um orfanato e sonha em conhecer seu pai. Por isso, ele vai ao seu encontro e, dali, nasce um novo relacionamento. A animação “Os Comedores de Meia”, da República Tcheca, Eslováquia e Croácia, apresenta a história de criaturinhas que vivem ao nosso lado e, sem que ninguém perceba, comem nossas meias. Também da República Tcheca, será exibido o filme “Pat & Mat”, derivado da série homônima e já apresentada no Brasil com o título “Zeca & Joca”. O longa é composto por uma coletânea de histórias nas quais os personagens criam saídas inventivas e bem-humoradas para problemas do dia a dia.
As produções audiovisuais mexicanas terão espaço na programação com a mostra “Foco México”, que conta com películas selecionadas pelo consulado do México. Haverá sessões de dublagem ao vivo dos filmes “A Fantástica Fórmula do Dr. Funes”, dirigido por José Buil, “Um Cavalo Chamado Elefante”, de Andrés Waissblut e do divertido “Por Meus Bigodes”, de Miguel Caramés. Dentro dessa programação, haverá também exibições de uma seleção de seis curtas mexicanos de animação.
A Holanda também estará representada no Festival, por meio do ciclo “Mestres da Infância”, que levará às telonas três trabalhos assinados pela roteirista holandesa Mieke de Jong: “O Circo de Rinti”, “Professor Sapo” e “Sem Família”, série inédita no Brasil, que terá sua première dia 25 de setembro no FICI, com a presença da roteirista.
O FICI também promove sessões com Dublagem ao Vivo, trazendo longas-metragens exibidos nem sua língua original, porém com dublagem feita por profissionais em tempo real dentro da sala de exibição. O programa contará com filmes como “Kai”, da Coreia do Sul, desenho animado que conta a história de um garoto que resgata a irmã e protege a aldeia onde vive, e “O Reino dos Sapos”, animação chinesa que será exibida em 3D, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem para competir por sua liberdade.
Nas sessões de pré-estreias Brasil, o público terá a chance de conferir, com exclusividade, a première dos filmes “Peixonauta, o Filme” (3D); “Historietas Assombradas – o Filme” e “A Menina Índigo”, produções que ganharão as telas dos cinemas nos meses posteriores ao FICI. A Sessão Telecine de Cinema traz “Louis & Luca ? A corrida do queijo”, filme norueguês inédito nos cinemas brasileiros, que conta a divertida história de uma disputa entre duas cidades.
No programa Panorama Brasil serão exibidos os melhores filmes brasileiros para crianças recentemente lançados ou em fase de lançamento, como “Detetives do Prédio Azul (D.P.A)”, “O Filme” (2D); “Lino, uma aventura de sete vidas” (3D); “A Professora de Música” (2D); “A Família Dionti” (2D) e “Bugigangue no Espaço” (3D).