A Secretaria de Transportes e a Fetranspor iniciaram nesta segunda-feira (11/05) a campanha educativa contra fraude do Bilhete Único Intermunicipal (BU). A campanha, desenvolvida pela Fetranspor, tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre os riscos da fraude no BU e as consequências no sistema. Os cartazes, folders e adesivos serão distribuídos nos ônibus e principais terminais rodoviários de todo o estado e também nas redes sociais. Equipes de orientadores também estarão nas ruas para conscientização da população.
Além das ações educativas, o pacote de medidas contra fraude também vai atuar na legislação. A Controladoria Geral do Bilhete Único, criada na estrutura da Secretaria de Transportes, em 30 de março, trabalha no aprimoramento da regulamentação do BU. Segundo o controlador, delegado Anthony Alves, o trabalho já está em andamento e visa garantir mais transparência para quem adere ao benefício. A previsão é de que a nova regulamentação esteja finalizada no mês de junho.
– É importante lembrar que o Bilhete Único é pessoal e intransferível. Quem aplica golpe no uso do Bilhete Único em troca de dinheiro, além de desviar recursos públicos, coloca em risco um programa social que atende milhões de usuários – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
A Secretaria de Transportes conta com a colaboração da população, que pode fazer denúncias contra os esquemas de fraude por meio do telefone do Disque Denúncia 2253-1177.