O Figueirense teve sucesso em sua estratégia e aproveitou os erros do Vitória para vencer por 1 a 0 neste domingo, no Barradão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Everaldo, que foi originado após Adriano falhar na saída de bola. Somado a isso, Juan perdeu a chance do empate ao perder um pênalti.
O resultado deixou os catarinenses ainda mais distantes da zona de rebaixamento, que chegaram aos 20 pontos. Por outro lado, os baianos seguem na lanterna com 15.
A partida começou com o Vitória tentando pressionar o Figueirense. Mesmo contando com o técnico interino Éder Bastos, a equipe baiana entrou em campo com uma formação ofensiva e buscou pressionar a equipe catarinense.
Por outro lado, o time visitante exercia uma forte marcação e buscava responder nos contra-ataques. Marcão era uma preocupação constante para a defesa do Vitória e quase deixou sua marca, aos 18. O atacante aproveitou a falha de Kadu, invadiu a área pelo lado direito e quase sem ângulo obrigou Wilson a fazer boa defesa com o pé.
O Figueirense tinha menor posse de bola, porém, mostrava maior objetividade na conclusão das jogadas. Os donos da casa só conseguiram finalizar, aos 26, quando Luis Aguiar pegou uma sobra dentro da área e chutou próximo da meta de Tiago Volpi.
O time baiano cresceu na partida e Caio quase abriu o placar em uma jogada individual, aos 32. O atacante girou na frente da área e obrigou o goleiro do Figueirense a fazer boa defesa. Os visitantes ainda criaram duas oportunidades e Clayton foi responsável pelos dois lances. No segundo, aos 48, ele finalizou cruzado e a bola passou rente à trave direita de Wilson.
A segunda etapa iniciou com duas alterações. Wilson, machucado, e William Henrique saíram para darem lugar a Roberto Fernández e Escudero. O Figueirense também precisou mexer por conta da lesão de Luan. O volante saiu e Paulo Roberto entrou em seu lugar.
Os donos da casa melhoraram na partida e criaram diversas oportunidades para marcar. No entanto, o Figueirense acabou saindo na frente após um erro na saída de bola. A equipe catarinense aproveitou e Everaldo aproveitou passe de Marco Antônio para fazer o seu gol, aos 29.
O Vitória tentou reagir e conseguiu um pênalti quando Leandro Silva colocou a mão na bola ao tentar fazer o corte. Porém, Juan cobrou para fora e desperdiçou a chance de empatar, aos 33. Os donos da casa seguiram na busca de seu gol, mas a perda da penalidade fragilizou a equipe e a partida terminou mesmo com o triunfo do Figueirense.