Carolina Paiva, Edição
A Brasília poética e eclética… A Brasília moderna dos traços de Lúcio e de Oscar, da arte de Athos, Peretti e Ceschiatti… A Brasília corajosa e inovadora. A Brasília de todos nós, brasilienses e candangos que fizeram dela uma metrópole vibrante e única. A Brasília do Brasília. O shopping da brasilianidade nas formas e na essência faz 20 anos no mesmo dia que a capital completa 57.
Para brindar, um 2017 de novidades e surpresas segue em direção à efervescência cultural, à diversidade gastronômica, à inovação, à sustentabilidade e a um calendário repleto de eventos imperdíveis! “Brasília é transformadora. Aqui, as ideias tomam corpo e movem a cidade para longe do lugar comum”, observa o superintendente do empreendimento, Geraldo Mello.
Segundo ele, no Brasília Shopping, patrimônio e varejo caminham lado a lado. O projeto de Ruy Ohtake imprime o modernismo no traçado e se propõe a ser muito mais do que um centro de compras. “A proposta do Brasília supera ao que estamos acostumados a ver em todos os shoppings. É um monumento criado para os brasilienses reconhecem na inovação estética a sua própria condição de personagens de um novo tempo. A ousadia é a nossa marca”, acrescenta.
A campanha institucional começa com a publicação da música tema, composta pelos músicos brasilienses Joana Duah e Daniel Santiago, em aplicativos como Deezer e Spotify. A publicitária Cláudia Pereira, que está à frente da Gabinete C, agência de publicidade do shopping, observa que Brasília nasceu com a Bossa Nova e a canção composta pelo duo brasiliense tem essa pegada. “Ela vai encantar com um swingue moderno, à la Bebel Gilberto. Duah canta a Brasília de Oscar, de Lúcio, de Athos. É uma canção para Brasília ao quadrado – shopping e cidade; para a Brasília de múltiplas possibilidades, para a Brasília das experiências vividas, dos sonhos realizados, dos encontros e das emoções espelhadas”, observa.
Assim como a música, a campanha reflete uma sinergia entre a capital e o shopping monumento. O conceito ecoa a energia vibrante da gente que vive, constrói e reconstrói diariamente a cidade concretada e curvas antes impensadas. “A campanha 2017 retrata a experiência de existirmos em um local absolutamente singular, de arquitetura abraçada pela imensidão do Planalto Central, que tem um céu que é mar, que tem eixos entre as asas de um avião, que tem pilotis para os encontros e cobogós como janelas. É uma forma de dizer: Brasília, eu amo você do jeito que você é”, pontua Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping.
Mas as surpresas não param por aí. Uma promoção que brinda o aniversário do shopping e da cidade vai inspirar quem faz compras no Brasília. De 13 a 25 de abril, R$300 em compras + R$15 valem uma sombrinha com design da Bsb Memo. As peças, disponíveis em quatro cores diferentes, celebram a capital com nomes muito familiares aos brasilienses. “É um mimo do shopping aos brasilienses”, acrescenta Renata.
O Mercadinho do Brasília, projeto que transforma a área externa do centro de compras em uma feirinha cool com barraquinhas e lounges, atividades culturais, gastronômicas e alternativas, terá novidades. Rita Lobo desembarca na feirinha no dia 8 de abril. A chef de cozinha e produtora de conteúdo faz um talk sobre comidinhas e delícias que podem ser feitas em casa. No decorrer do ano, três outros chefs renomados trazem um pouco da história e segredos da boa mesa ao Mercadinho.
“Criamos um novo pólo de gastronomia saudável e sustentável, que é fonte de informação e conhecimento, que incrementa a economia local e o consumo de hortifrútis orgânicos e naturais”, detalha Geraldo Mello. Uma novidade também é a parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que chega à feirinha com oficinas, palestras, ensaios sensoriais e chefs do movimento slow food. Tem surpresa ainda para os pequenos: uma cozinha toda construída com materiais reaproveitados e palets. “É um espaço que, em abril, terá uma programação voltada para a Páscoa, mas no decorrer do ano será um novo point para a criançada dentro do Mercadinho, com workshops e atividades gourmets”, adianta Renata Monnerat.
A arte visual também está na rota do Brasília Shopping. Em 2017, uma parceria com o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show traz para as cúpulas de vidro do centro de compras obras premiadas de fotógrafos de diversas partes do país. Até julho estão confirmadas duas mostras e um leilão de peças.
O Brasília Shopping também estará de mãos dadas com o Experimente Brasília, que chega com o lançamento de uma nova edição do mapa afetivo Cool Destination – o guia, agora, terá a marcação do shopping mais cool da cidade – e um lounge repleto de experiências participativas para turistas e moradores. “No Lounge Experimente, a dupla Patrícia Herzog e Tatiana Petra soltam a imaginação com novas maneiras para descobrirmos os encantos menos óbvios da capital em incursões por lugares inspiradores”, reforça Geraldo Mello. É um projeto que une turismo, cultura e entretenimento de forma inovadora.
Uma caminhada por edifícios públicos com obras de Athos Bulcão, conhecer as árvores do cerrado a bordo de uma bike ou contemplar os grafites da cidade numa visita guiada são alguns atrativos que serão disponibilizados. “A capital é, ainda, um local cheio de lugares a serem desvendados. No dia 19 de abril, vamos fazer uma experiência comemorativa na entrada principal do shopping (W3) para marcar o aniversário do Brasília e de Brasília. Quem passar por lá poderá marcar, em um mapa gigante, os locais que ama como dica aos que querem explorar a cidade em sua essência”, revela Tatiana Petra.
A festa de doçuras mais charmosa da cidade também terá uma edição em abril, no dia 29, e uma no segundo semestre. O Brasília Doce mantém o pique do shopping em relação aos eventos que extrapolam seu interior e abraçam a cidade trazendo as novidades mais açucaradas da capital e muita música para embalar uma tarde recheada de chocolate e outras delícias. Sempre na área externa do Brasília Shopping, a festa é um sucesso também entre aqueles que não podem comer açúcar, já que oferece opções diet e light feitas pelos doceiros mais requisitados da capital e região