O supercomputador mais rápido e com maior eficiência energética da Europa, o Lumi, foi inaugurado na Finlândia para se tornar amplamente disponível para os usuários em setembro, informou a Comissão Europeia (CE).
“Hoje (domingo, 12), em um evento dedicado, a Empresa Comum Europeia de Computação de Alto Desempenho [EuroHPC] inaugurou seu mais recente supercomputador: Lumi, localizado em Kajaani, Trata-se do equipamento mais rápido e energeticamente eficiente da Europa , classificado também como o terceiro mais rápido do mundo”.
De acordo com a comissão responsável pelo Lumi, ele é um projeto conjunto da EuroHPC e um consórcio de dez países europeus, incluindo Finlândia, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Polônia, Suécia, Suíça, Islândia e Noruega.
O poder de computação do Lumi, que deve ser de 550 de bilhões de cálculos por segundo, complementará os supercomputadores existentes da EuroHPC, como Discoverer na Bulgária, MeluXina em Luxemburgo, Vega na Eslovênia e Karolina na República Tcheca.
A comissão também disse que o Lumi contribuiria para avanços científicos em pesquisas médicas e climáticas, particularmente no diagnóstico de câncer.