Notibras

Fiocruz empenha 59 mi para comprar vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz já empenhou R$ 59,4 milhões para pagar 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, da Inglaterra. Porém, o imunizante que virá para o Brasil será o fabricado na Índia por uma subsidiária da indústria britânica.

A informação é da própria Fiocruz. Segundo a fundação, cada dose comprada do Instituto Serum O grupo associado da AstraZeneca na Índia) irá custar US$ 5,25, que é o valor da vacina pronta. O valor por unidade é o mesmo que o Serum prevê disponibilizar a vacina no mercado.

A Fiocruz acrescentou que esse valor também deverão cobrir operação, armazenagem e transporte dos imunizantes – por isso há uma diferença entre o valor pago por cada vacina e o total desembolsado pela fundação para adquirir os itens.

Os ministérios de Relações Exteriores e da Saúde afirmaram em comunicado à imprensa que as negociações entre a Fiocruz e o Instituto Serum estão em “estágio avançado”, e as pastas acrescentam que “a provável data de entrega dos imunizantes será em meados de janeiro”.

Sair da versão mobile