Um hostel localizado na Rua Siqueira Campos 182, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi interditado nesta sexta-feira por agentes do Procon estadual. De acordo com os fiscais, o Newton’s Roof funcionava sem alvará. Além disso, o estabelecimento não fornecia preservativos, não exibia o cartaz do Disque 151 e não tinha um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), nem um Livro de Reclamações. Segundo O Globo, a operação iniciada nesta sexta (17) foi batizada de Cazuza e serve para fiscalizar locais de hospedagem no Rio, que deverão receber muitos visistantes devido à aproximação do Rock in Rio.
Segundo o Procon, O Newton’s Roof também está sem o certificado do Corpo de Bombeiros e o certificado de potabilidade da água. O hostel foi proibido de fazer novas hospedagens e deve realocar os clientes atuais, dando-lhes ciência da interdição e promovendo a devolução dos valores já pagos. O GLOBO entrou em contato com o hostel por telefone, mas o responsável pelo estabelecimento não foi localizado.
A Operação Cazuza, uma referência ao roqueiro, vistoriou outros 12 estabelecimentos na Zona Sul. Todos foram autuados. A fiscalização, segundo o Procon, foi motivada por uma reclamação feita por um turista argentino, que pegou sarna ao se hospedar num hostel em Botafogo.