Flamengo passa no sufoco pelo lanterna América por 2 a 1 e volta a mirar o G-4
Publicado
emThiago Rabelo
O Flamengo encontrou dificuldades, mas conseguiu vencer o América-MG por 2 a 1, nesta segunda-feira, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Além de se aproximar do grupo de classificação para a Copa Libertadores, o time rubro-negro impôs ao mineiro a sétima derrota consecutiva em partida pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 27 pontos, em sexto lugar, o Flamengo permanece dois atrás do Santos, o quarto colocado. No domingo, os cariocas enfrentam o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Lanterna do Brasileirão, o América-MG segue com 8 pontos e pega o Grêmio, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Foi difícil para os cariocas finalizarem ao gol. O novo técnico do América-MG, Enderson Moreira, não hesitou em organizar um time fechado, sem dar espaços para o adversário. Com todos os jogadores na metade defensiva, o clube mineiro fez uma eficiente marcação e dificultou a vida do Flamengo, que trocava muitos passes, mas sem produtividade.
O primeiro chute demorou a sair e ainda foi mineiro. Aos 26 minutos, Victor Rangel puxou contra-ataque, mas finalizou fraco e em cima do goleiro Alex Muralha. Um minuto depois, o Flamengo também fez a sua tentativa, sem sucesso, com o argentino Mancuello.
Embora ruins, os dois lances deram novo ânimo ao jogo. Aos 28 minutos, em contragolpe mineiro, Gilson recebeu passe de Victor Rangel e obrigou Alex Muralha a fazer boa defesa. Na sequência, o Flamengo chegou a balançar as redes, mas Guerrero estava impedido. O peruano ainda arriscou de cabeça, mas errou o alvo.
Em um dos poucos momentos de liberdade, Fernandinho avançou com facilidade e quase abriu o marcador, em finalização de fora da área. Nos minutos finais do primeiro tempo, o time rubro-negro fez uma forte pressão, com Alan Patrick e Guerrero, que pararam em João Ricardo.
O América-MG iniciou o segundo tempo mais solto e assustou com Bruno Telles, em chute de fora da área. Os mineiros ainda tiveram nova chance, após falha de Chiquinho, mas Alex Muralha defendeu. No contra-ataque, aos 10 minutos, Pará cruzou na medida para Guerrero completar e fazer 1 a 0.
Com a vantagem, não demorou para o Flamengo ampliar. Aos 13 minutos, Roger colocou a mão na bola dentro da área: pênalti. Alan Patrick cobrou e fez 2 a 0. Baqueado pelos dois gols, o América-MG ainda viu Guerrero acertar a trave, aos 16. E o centroavante ainda perdeu gol na pequena área, aos 28.
Quando já parecia sem forças, o América-MG reagiu. Aos 31 minutos, Danilo teve liberdade pelo lado esquerdo e cruzou para Juninho diminuir. Sem nada a perder, os mineiros impuseram uma pressão nos minutos finais, com o Flamengo mais acuado. Porém, os cariocas não tiveram a mesma desatenção do gol e conseguiram segurar a importante vitória por 2 a 1, em Cariacica.