O Flamengo tentou, lutou, pressionou bastante o Corinthians e mereceu a vitória. No entanto, o triunfo rubro-negro deste domingo no Maracanã não nasceu da maneira mais justa. Com um gol irregular de Wallace (Eduardo da Silva, que serviu o zagueiro, estava impedido), o time carioca superou os paulistas por 1 a 0 e contribuiu para a queda do adversário na tabela do Campeonato Brasileiro.
Com a derrota para o Flamengo e o triunfo do Internacional sobre o Botafogo, os corintianos perderam uma posição e agora estão na 4ª colocação, estacionados nos 36 pontos – a 10 pontos do líder, Cruzeiro, e a 6 do 2º colocado, São Paulo. Já o Rubro-negro voltou a vencer após dois tropeços e subiu para o 10º lugar, se afastando da zona de rebaixamento.
Precisando de um resultado positivo para se reabilitar na competição, o Flamengo partiu para cima no início do jogo e controlou as ações da partida. E assim foi durante todo o primeiro tempo. Quase sempre pela esquerda, pelos pés de Everton, o rubro-negro dominou o confronto e esteve perto de marcar algumas vezes. Boas defesas de Cássio, no entanto, impediram a abertura do placar.
Pressionado e com o setor de criação pouco inspirado, o Corinthians praticamente assistia o adversário jogar. Elias, Renato Augusto e Luciano não encontravam espaços e dificultaram qualquer chance do time de Mano Menezes de igualar o duelo. Ao menos a defesa paulista conseguiu segurar o 0 a 0 no placar até o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo adiantou a marcação e seguiu dominando o Corinthians. A pressão surtia efeito e os mandantes criavam ainda mais chances. Cássio, em grande dia, impedia o gol. Aos 19min, no entanto, o goleiro nada pôde fazer. Em lance irregular, Eduardo da Silva, impedido, recebeu cruzamento e ajeitou para Wallace, que chutou forte dentro da área e fez 1 a 0.
A pressão do Flamengo só aumentou, bem como a irritação corintiana pelo lance. O time da Gávea ainda teve um pênalti para ampliar o marcador aos 37 minutos, mas Cássio salvou a cobrança de Eduardo da Silva. Nos minutos finais, as ações se igualaram, mas o placar foi mantido, para desespero dos paulistas.