Flu começa Série A com pé direito e goleia Figueirense no Maracanã
Publicado
emCom direito a um golaço de Rafael Sóbis, o Fluminense bateu o Figueirense por 3 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, na abertura do Campeonato Brasileiro, e ampliou um jejum de oito anos do rival no confronto, com 11 jogos e sete vitórias do Tricolor. Fred marcou o segundo gol do time das Laranjeiras, de pênalti e Nirley, contra, fechou o placar.
O resultado deixa o Fluminense entre os líderes na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor não perde para o Figueirense desde o dia 14 de maio de 2006, quando foi derrotado por 1 a 0. Já os catarinenses começam a competição entre os últimos colocados com a derrota.
Mesmo com o Fluminense e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) garantindo que o jogo aconteceria normalmente, havia certo temor entre os torcedores com a possibilidade de liminares de última hora pudessem atrapalhar o duelo, como aconteceu no sábado na partida entre Portuguesa e Joinville. O confronto, entretanto, transcorreu sem qualquer tipo de problema ou ameaça real.
Dentro de campo, o clima era muito mais tranquilo para o Fluminense. O Tricolor mostrou autoridade desde os primeiros minutos e se manteve no ataque durante quase todo o tempo. Logo aos 8min, Rafael Sóbis já assustou o goleiro Tiago Volpi, que praticou boa defesa para manter tudo igual no Maracanã. Pouco depois, Conca tabelou com Fred e arriscou de fora da área, mas para fora.
O Figueirense ainda mostraria que não estava entregue com um bom contra-ataque puxado por Dudu. O atacante abriu a jogada com Lúcio Maranhão, que armou o corpo e bateu com estilo, mas a bola apenas raspou o travessão de Diego Cavalieri.
A superioridade do Fluminense só seria concretizada aos 30min, com um jogada sensacional com o trio ofensivo formado por Conca, Fred e Rafael Sóbis. O argentino lançou a bola para o camisa 9 ajeitar de peito para o companheiro de ataque completar com um chute de muita categoria no ângulo esquerdo do gol rival, sem nenhuma chance para Tiago Volpi.
Mesmo em vantagem no placar, o Fluminense não diminuiu o ritmo. Aos 34min, Bruno cruzou rasteiro para Wagner da direita. Livre, o meia bateu de primeira, mas o chute saiu em cima de Volpi, que evitou o segundo do Tricolor. O goleiro não teve a mesma sorte aos 44min, quando o apoiador sofreu pênalti de Thiago Heleno e Fred ampliou para o time das Laranjeiras na cobrança.
O segundo reservava ainda mais tranquilidade ao Fluminense. A vantagem no marcador dava calma à equipe e não era suficiente para incentivar o Figueirense em campo. Com isso, o Tricolor seguia muito superior e chegava com muita felicidade ao gol do rival.
Isso pôde ser visto já aos 13min, quando Sóbis bateu cruzado e Nirley acabou marcando contra ao tentar cortar o lance. O gol praticamente resolvia o jogo para o Fluminense, que passou a controlar o ritmo da partida com calma. O Figueirense, por sua vez, não tinha força para reagir.
Os visitantes ainda tentariam um gol de honra nos últimos minutos, mas sem sucesso. O Fluminense apenas administrou o resultado com folgas até o apito final que concretizou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro.