Fluminense elimina pressão ao bater Ypiranga no Sul e garantir a classificação
Publicado
emThiago Rabelo
O fraco futebol do Campeonato Brasileiro foi o mesmo, mas o suficiente para o Fluminense vencer o Ypiranga-RS por 2 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS) Como havia empatado por 1 a 1 no jogo disputado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o time tricolor garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil.
O adversário carioca será conhecido por meio de sorteio na próxima terça-feira, com os classificados na terceira fase e os times que estavam na Copa Libertadores – Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio e São Paulo -, além do Internacional, que conquistou a vaga pela posição no último Campeonato Brasileiro.
Apesar da pressão por uma vitória, o Fluminense não se comportou como um time que precisava vencer. Com certa apatia e lentidão, o time comandado pelo técnico Levir Culpi foi presa fácil para a defesa adversária e não conseguiu furar o bloqueio. As únicas tentativas eram de longa distância, com Gustavo Scarpa e Cícero, mas sem sucesso.
Recuperado de lesão, Gustavo Scarpa não conseguiu repetir o bom futebol de antes. Sem ritmo de jogo, teve movimentação ruim e não fez uma boa apresentação. O melhor momento do meia foi em um escanteio, quando cobrou fechado e quase marcou um gol olímpico. Carlão estava atento e afastou o perigo.
Aos 33 minutos, quase sofreu o gol. João Paulo recebeu livre na área para finalizar, mas estava em impedimento. No segundo tempo, Levir Culpi tirou o volante Edson para a entrada do estreante Wellington. Com isso, Gustavo Scarpa foi recuado para a armação e o time cresceu. Com o time mais lúcido, foram duas jogadas em 10 minutos. A melhor com Wellington Silva, que driblou a defesa e quase fez bonito gol.
Outro que estreou foi Henrique Dourado, mas como titular. Apagado em campo, a primeira tentativa do centroavante foi aos 17 minutos, em cabeçada defendida por Carlão. Melhor em campo e com um adversário sem causar perigo, o gol tricolor era questão de tempo. Aos 27, Douglas cruzou para Renato Chaves ajeitar para Cícero concluir: 1 a 0.
A vantagem tricolor não demorou. Lesionado, Henrique Dourado foi substituído por Magno Alves. Na primeira jogada do atacante, aos 36 minutos, ele aproveitou passe de Gustavo Scarpa e concluiu de cabeça: 2 a 0. Mesmo em casa, o Ypiranga-RS não mostrou reação e não pressionou o Fluminense em momento algum. Com a partida sob controle, o time tricolor aguardou o apito final para avançar na competição e respirar aliviado.