Com gols dos jovens Gerson e Kenedy, o Fluminense venceu o Botafogo de virada por 3 a 1 na noite deste domingo, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. O resultado deu um pouco mais de tranquilidade ao técnico tricolor Cristóvão Borges, muito pressionado nas Laranjeiras nas últimas semanas. Fred ainda marcou o terceiro da equipe nos últimos minutos do clássico.
Com a vitória, o Fluminense está na terceira colocação do Campeonato Carioca, com 18 pontos. O Tricolor segue atrás apenas de Botafogo e Vasco na competição, ambos com 19, com o Cruzmaltino em vantagem nos critérios de desempate. O Alvinegro, inclusive, estava invicto até a derrota deste domingo.
O Fluminense volta a campo na quarta-feira, contra o Bonsucesso, enquanto o Botafogo encara o Tigres, ambas partidas pela nona rodada do Campeonato Carioca.
O clássico começou movimentado no Maracanã. O Botafogo assustaria logo no primeiro minuto, com uma bobeada de Marlon que permitiu que Jobson tomasse a bola e chegasse muito perto de invadir a área, até ser derrubado por Giovani. O domínio alvinegro, no entanto, duraria apenas por este momento.
Tudo porque o Fluminense logo tomou as rédeas da partida, com um toque de bola envolvente que levava vantagem sobre a marcação do Botafogo sem maior dificuldade. Aos 9min, Jefferson teve que salvar o Alvinegro após chute de Fred em boa jogada de Gerson.
Porém, enquanto o meio campo e o ataque animavam o torcedor do Fluminense, a zaga dava sustos. A defesa tricolor não se acertava em campo e acabava criando chances para o rival. A instabilidade criou espaço para o Botafogo, que quase abriu o placar com Jobson em outra falha de Marlon, aos 27min, quando o atacante tentou encobrir Diego Cavalieri, mas bateu por cima da trave.
O Fluminense, porém, não teria a mesma sorte dois minutos depois. Pela direita, Bill tabelou com Gilberto e invadiu a área. Na sequência, Cavalieri abafou o lance e a bola acabou sobrando para Jobson, completamente livre, apenas empurrá-la para o gol vazio. Pouco depois, Renan Fonseca quase amplia de cabeça após cobrança de escanteio.
Mesmo com o apagão, o Fluminense reagiu rápido. Em busca do empate, o Tricolor se reequilibrou e voltou a chegar com perigo usando a troca de passes. Foi em um dessas jogadas que, aos 36min, Wagner furou na entrada da área e a bola sobrou para Kenedy livre na direita. Com muita categoria, o jovem apenas tocou no canto oposto de Jefferson para igualar o marcador antes do intervalo.
O segundo tempo começou em ritmo parecido, com o Fluminense melhor em campo. O Tricolor assustou logo aos 4min, quando Jefferson precisou se esticar para impedir gol de cabeça de Fred. Na sequência, Edson arriscou de longe e a bola passou perto do travessão.
Aos poucos, no entanto, o jogo foi ficando morno embora ainda com o domínio do Fluminense. O Tricolor seria recompensado pelo melhor futebol aos 25min, quando Gerson apareceu na cara de Jefferson e mostrou calma para marcar seu primeiro gol como profissional e botar o time na frente no placar.
O Botafogo ainda lutou por um empate, mas era facilmente detido pelo rival. Superior, o Fluminense conseguiria ampliar aos 38min, com Fred recebendo lançamento na entrada da área e tocando na saída de Jefferson. A partir daí, foi apenas o torcedor tricolor esperar o apito final para comemorar a vitória no clássico.