Raio que o parta...
Fogo em caixa d’agua deixa Região Metropolitana do Recife com torneiras vazias
Publicado
emAté parece brincadeira, mas todos os 14 municípios que formam a Região Metropolitana do Recife estão sem água nas torneiras desde a terça-feira, 28, quando um incêndio atingiu a Estação Elevatória de Água Bruta (bombeamento), uma das unidades do Sistema Pirapama, que funciona como uma espécie de caixa d’agua para a região e outros municípios do interior.
Localizada no Cabo de Santo Agostinho, a meia hora do Recife, essa estação elevatória da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) foi atingida pelo fogo de madrugada O incêndio danificou equipamentos eletromecânicos e quadros de comando.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas e não houve vítimas, apenas danos materiais.
A Compesa informou que a causa do incêndio ainda não foi identificada, mas há grande possibilidade de ter sido consequência das fortes chuvas registradas na região na noite e madrugada de segunda (27). Especula-se que a unidade pode ter sido atingida por um raio.
Concluídos os trabalhos, a partir da tarde desta quarta-feira serão iniciados os procedimentos para a retomada da operação e distribuição de água, de forma gradual, em localidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.
A Compesa esclareceu que o processo envolve, também, um período de 12 horas, necessário para o enchimento das adutoras e reservatórios. A expectativa é que a distribuição de água seja iniciada a partir do meio-dia, para as áreas afetadas, de acordo com o calendário que dispõe sobre o racionamento d’agua na Região Metropolitana, durante o verão.
Como o Sistema Pirapama opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá, também houve impacto em bairros do Recife, atendidos por estes dois sistemas produtores de água com redução de tempo de abastecimento e queda de pressão.
Com todos os municípios da região estão debaixo d’agua, com ruas alagadas e casas invadidas, a população vive a insólita situação de assistirem a água entrando até por portas e janelas de suas residências, mas sem nenhuma gota saindo pelas torneiras.