incêndio que começou na manhã de quinta-feira em um terminal da empresa Ultracargo, na área industrial de Santos, litoral de São Paulo, ganhou força e passou a atingir mais um tanque de combustível, totalizando quatro, na tarde deste sábado. O quarto tanque é vizinho à área originalmente afetada e contém gasolina, informou a empresa, por meio de nota.
Mais cedo, o Corpo de Bombeiros havia conseguido apagar o fogo de dois tanques de gasolina e etanol – dos cinco que foram atingidos até sexta-feira . De acordo com informações dos bombeiros, os trabalhos vem evoluindo, no entanto, o fogo ainda é intenso.
Para o período da tarde, está prevista a chegada de um equipamento da Petrobras, chamado Terminator, que tem capacidade de enviar, sozinho, 15 mil litros de água com espuma. Com isso, o combate ao fogo passará a ser feito diretamente, dentro dos tanques, e não mais na parte externa, com o resfriamento.
“Conseguimos controlar o risco de pegar fogo nos outros tanques, protegendo os outros 20”, afirmou, mais cedo Marcos Palumbo, porta-voz do corpo de bombeiros no Estado de São Paulo. Palumbo explica que o combate ao fogo está sendo feito com equipes em oito pontos, lançando quase 40 mil litros de água por minuto, com o auxílio de navios. “Mesmo assim acreditamos que teremos mais um ou dois dias de trabalho.”