A chegada do período carnavalesco, com as prévias como o Projeto Folia de Rua, os blocos independentes e do próprio Carnaval, requer algumas precauções para o folião se proteger e curtir os festejos com saúde. Profissionais especialistas em nutrição e dermatologia da equipe da Funasa Saúde, apontam que é necessário ter atenção redobrada com a hidratação, alimentação e proteção à pele.
De acordo com a nutricionista Fabrícia Brito, uma orientação básica com relação à alimentação é “inserir bastante frutas e verduras durante todo o período carnavalesco, comidas leves que ajudam na hidratação”.
Outra dica é evitar alimentos processados e ultraprocessados: “São alimentos que retêm muito líquido e é bom evitar porque eles não fazem bem à saúde”.
Fabrícia Brito ressalta que “quando a pessoa for comer em lugares fora de casa, sempre escolha lugares onde tenha alimentos mais saudáveis”. Por falar em comida fora de casa, o folião deve prestar atenção às condições de higiene onde o alimento é preparado e exposto para reduzir o risco de contaminação.
Ela acrescenta que antes de sair de casa para a folia procurar tomar um café da manhã mais reforçado, rico em frutas e proteínas.
A hidratação é outro item fundamental à saúde durante a folia.
“Principalmente quem for consumir bebida alcóolica tem que ter atenção com a hidratação. Beber muita água, levar uma garrafinha de água”, ressalta Fabrícia Brito. Ela lembra que no meio da folia o corpo perde muito líquido e é importante se hidratar bem.