Foliões protestam de forma irreverente no Carnaval carioca
Publicado
emOs milhões de foliões que curtiram o Carnaval nas ruas da cidade do Rio de Janeiro este ano ouviram em alguns momentos paródias de protesto de antigas marchinhas carnavalescas. Contra o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral, a violência da PM, e em favor da greve dos professores e a dos garis. Além disso, alguns integrantes do movimento desfilam no meio de blocos oficiais segurando cartazes com as letras das marchinhas parodiadas. O nome do movimento é “Ocupa Carnaval” e conta até com página no Facebook, com 1.306 pessoas curtindo e 2.143 falando sobre o assunto.
O movimento é um rescaldo das manifestações de junho do ano passado e pretendeu aproveitar o Carnaval, uma festa popular em que as pessoas costumam deixar de lado os problemas, para conscientizar a população. “”O Carnaval é o mais belo grito do povo! Ocupamos as ruas com estandartes, confetes e serpentinas mostrando que o Rio é nosso: suas colombinas e pierrôs estão vivos e pulsam. Abaixo as catracas que transformam a cidade em um grande negócio, onde o lucro prevalece sobre a vida, onde o dinheiro é mais livre que as pessoas.
Enquanto capitalizarem a realidade, nós socializaremos o sonho. Viva a energia da rebeldia. Viva a criatividade das fantasias. Viva o Zé Pereira e o Sací Pererê. A cidade não está à venda e nossos direitos não são mercadoria. Foliões, uni-vos! Ocupa Eles. Ocupa Eu. Ocupa Tu. Ocupa Geral”, diz um dos textos do movimento.
Um grupo criou, em janeiro passado, o movimento Ocupa Carnaval. A ideia é levar para os blocos carnavalescos do Rio panfletos com 14 paródias de marchinhas.
Veja algumas letras parodiadas de marchinhas:
ALALAÔ
Ala-la-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
O professor, ô, ô, ô, ô, ô, ô
Sai pelas ruas e a cidade toda pára
Prefeito ignora, a Polícia dá na cara
Queremos democracia
E muitas vezes todos temos que lutar!
Lutar, lutar, lutar, luta-a-ar!
Tapa na cara do professor
Bomba de gás pra respirar
Ah lá! Vamos lutar!
BANDEIRA BRANCA
Bandeira branca, amor
Não quero o Paes
Pelo direito à cidade
Fora Paes
Bondade só pra Fetranspo-o-or
Maldade para os dema-a-ais
Vem meu amor
Cante com ardor
Não quero o Paes
MARIA SAPATÃO
Lá vem o batalhão, batalhão, batalhão
De dia é UPP de noite é Caveirão
A UPP está na moda
O gringo aplaudiu!
É um atraso no progresso
Essa PM do Brasil
MARCHA DO REMADOR
Se o governo não mudar
Olê-olê-ola
E-e-eu vou ocupar!
Luta, luta, luta, lutado-o-or
Já caiu Cabral o Ditador
Dudu e Pezão seus vigaristas,
Vocês são os próximos da lista