Traficante foragida é flagrada e presa na Operação Lapa Presente
Publicado
emAgentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, prenderam uma mulher e apreenderam um adolescente foragidos da Justiça, na madrugada desta segunda-feira (4).
Após denúncia recebida pelo Disque Lapa Presente, os agentes abordaram Caroline Cristina Silva de Almeida, de 18 anos, na Ladeira do Castro. A jovem foi conduzida à 5ª DP (Mem de Sá) onde, após consulta ao sistema, ficou constatado que contra ela havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas.
Na Avenida Gomes Freire, os agentes abordaram um adolescente que não estava com documentos de identificação. Ele foi conduzido à 5ª DP, onde foi feita uma consulta ao sistema e ficou constatada a existência de um mandado de busca e apreensão em aberto pelo fato análogo ao crime de roubo. A ocorrência foi registrada e o adolescente foi apreendido.
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 4/5, os agentes cumpriram 265 mandados de prisão – sendo 11 por homicídio, 117 por roubo, 61 por furto, 33 por tráfico de drogas e 43 por outros crimes.
Além disso, 2.080 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.973 detidas por posse para consumo e 107 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 34 pessoas por porte de arma branca, 17 por portar arma de fogo, 216 por roubo e furto e 620 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 11,5 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 14.581 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentar alguma irregularidade.