Notibras

Força-tarefa da Novacap começa a tapar os buracos nas ruas do DF

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e sete empresas contratadas retomaram nesta semana o processo de recuperação das vias públicas do Distrito Federal. O objetivo é acabar com os buracos em todo o DF. Apesar de não estabelecer prazos e cronograma, a força-tarefa já atua diariamente com 18 equipes que trabalham simultaneamente pelas regionais.

Com maiores problemas nas vias, as áreas prioritárias são Águas Claras, Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia, mas a Novacap garante que todo o DF será contemplado.

Apesar de a companhia e as administrações terem mantido o serviço de recuperação das vias, as empresas estavam com as atividades suspensas, desde o início de fevereiro, em virtude de falta do empenho financeiro que garante o pagamento. Porém, o governo do Distrito Federal liberou R$ 8 milhões para a quitação dos débitos na última semana e a operação foi retomada.

“Essa ação acontece de duas formas. Em uma delas, a Novacap produz a massa asfáltica e a encaminha para que as administrações regionais façam o recapeamento. Na outra, nossas equipes vão às cidades e realizam esse procedimento”, define o diretor de Urbanização, Antônio Coimbra.

Coimbra destaca ainda que é possível a demanda partir da própria sociedade. Caso identifique buracos ou problemas no asfalto, o cidadão deve entrar em contato pelo 162 ou se dirigir diretamente à companhia, no Setor de Áreas Públicas, lote B, Guará.

Durante esse período de chuvas esporádicas, a Novacap destaca que vai monitorar as condições climáticas antes de ir a campo. “A massa asfáltica é composta pelo Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ). Esse material não pode ser manipulado com chuva”, explica Antônio Coimbra.

A companhia produz em usina própria o CBUQ que utiliza para o recapeamento e também o distribui para as administrações regionais. Já o material usado pelas empresas é de responsabilidade delas, produzidos ou comprados em instituições especializadas.

Uma das áreas mais afetadas durante o período de chuvas com a deterioração do asfalto, Vicente Pires é uma demanda diferenciada atendida pela Novacap. Apesar de seguir os mesmos procedimentos de recapeamento das demais cidades, a região não possui sistema para drenagem de água e por isso o asfalto não se mantém por muito tempo.

“Existe um projeto para drenagem de águas pluviais e pavimentação para Vicente Pires. O processo encontra-se em fase de licitação e, assim que forem obedecidos todos os tramites jurídicos, realizaremos essa obra que dará suporte definitivo ao solo para o recebimento da camada asfáltica”, concluiu o diretor da Novacap.

Ádamo Araujo, Agência Brasília

Sair da versão mobile