Logo ali
Formosa avança e capta órgãos para transplantes
Publicado
emO Hospital Estadual de Formosa, unidade do Governo de Goiás, acaba de realizar sua segunda captação de órgãos humanos para transplantes. A ação contou com apoio da Força Aérea Brasileira e o Serviço Aéreos do Estado de Goiás.
Pacientes de Goiás e do Rio de Janeiro serão beneficiados com fígado, rins e córneas doados por uma paciente do sexo feminino (45 anos), que faleceu devido a um acidente vascular encefálico ( AVE).
A importância de haver procedimentos assim é enorme, pois garante capacitação profissional no que se refere aos exames clínicos e todas as etapas até a retirada dos órgãos. Segundo o Governo de Goiás, a fila de espera dos três primeiros meses de 2023 já ultrapassa 5 mil pessoas, quanto mais locais forem capacitados para captação e implantação de órgãos, mais pacientes serão atendidos.
Essa é mais uma conquista para Formosa e região, mostrando que a equipe é bem preparada para atender e salvar. Vale lembrar que, além de um conhecimento técnico, os profissionais também são orientados de como se portar perante aos familiares do doador, para assim, haver um acolhimento familiar dentro do ambiente hospitalar.