O francês de 60 anos que escondeu a esposa russa em uma mala para entrar na União Europeia poderia ter entrado na região legalmente se tivesse requerido um visto à embaixada francesa na Rússia.
O homem foi detido pela guarda fronteiriça polonesa na cidade de Terespol, na fronteira entre Polônia e Belarus. O passageiro viajava de Moscou, na Rússia, para Nice, na França, quando os agentes poloneses descobriram a “curiosa” bagagem.
As autoridades polonesas ficaram surpresas quando descobriram a mulher, que possui cerca de 30 anos, literalmente dobrada dentro de uma mala.
Até o momento, não se sabe o motivo de o casal optar por esta curiosa forma de entrar na União Europeia, em vez de requerer um visto à embaixada francesa na Rússia.
Segundo as autoridades, a mulher poderia ter solicitado sem problemas um visto de entrada na zona Schengen como esposa de um cidadão francês.
“Vi muitas pessoas tentarem atravessar a fronteira de maneira ilegal, embora esta seja a primeira vez que vejo algo assim”, explicou à imprensa o porta-voz do posto fronteiriço Dariusz Sienicki.
Por sua vez, as autoridades fronteiriças bielorrussas anunciaram que intensificarão as revistas das bagagens dos viajantes que entram ou saem do país.