Gabi Oliveira
Cada tipo de pele tem uma necessidade específica e é importante levar isso em conta na hora de escolher o hidratante corporal. Não basta escolher o produto apenas pela fragrância ou pela embalagem. Saber se a textura vai trazer o benefício esperado, de acordo com o tipo de pele é fundamental.
No inverno, por exemplo, até quem tem pele normal precisa de uma dose extra de hidratação para mantê-la nutrida, sedosa e macia. Por outro lado, quem tem a tez seca ou extrasseca pode sentir a pele ainda mais repuxada e sem viço. Nestes casos, os produtos ultra-hidratantes conseguem devolver a nutrição necessária.
Para escolher o tipo de hidratante ideal, atente-se para as necessidades da pele. Elisangela de Souza, criadora de fórmulas, explica: “A nossa pele, dependendo da época do ano, dos hábitos e atitudes, pode apresentar características específicas, e para cada estado da pele, existe a necessidade de um tipo de produto”, afirma.
“No inverno, por exemplo, por conta dos banhos quentes que removem ainda mais a proteção natural, bem como o clima frio e o excesso de roupas, a pele tende a ficar mais ressecada, até esbranquiçada, sendo necessária a utilização de produtos com maior poder de hidratação e nutrição”, afirma. Neste caso, a profissional indica produtos para hidratação intensa dentro e fora do banho.
E nestes dias de temperatura mais fria, mesmo quem tem a pele considerada normal, deve lançar mão do hidratante diariamente. “A pele tida como normal também precisa de hidratação, para manter o brilho e viço natural. Neste caso podem ser utilizados produtos mais fluidos, leves e que sejam de fácil absorção”, afirma Elisangela. “Esses cosméticos vão oferecer praticidade, e secagem rápida, sem deixar a pele oleosa e mantendo-a sempre hidratada e nutrida”, avalia.
Indicados para todos os tipos de pele, os óleos com enxágue podem ser uma boa opção para quem busca praticidade sem deixar a hidratação de lado. Os óleos de banho oferecem hidratação por oclusão, ou seja, eles formam uma barreira protetora na superfície da pele.
A pele seca, por sua vez, tem a necessidade de cosméticos com texturas que podem variar de leves a cremosas, mas com a capacidade de nutrir e reduzir o aspecto esbranquiçado da pele. “Podemos sugerir hidratantes que possuem essa capacidade de hidratação imediata”, sugere. E para a pele extrasseca, que tende a ficar mais acinzentada no inverno (e aqui não só os joelhos e cotovelos, mas braços e pernas também), Elisangela sugere que a opção deva ser por produtos com texturas cremosas e ultracremosas. “Esses cosméticos são enriquecidos com óleos nutritivos e manteigas, que além de hidratar nutrem a pele”, orienta.