Caixa Cultural
Fuga da terra, da fome, da guerra pelas lentes de Salgado
Publicado
emCarolina Paiva, Edição
Quem viu, está aproveitando para ver de novo. Quem não passou por lá, tem ainda uma oportunidade para dar uma espiada. Trata-se da mostra Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado. A exposição, na Caixa Cultural de Brasília, já foi visitada por cerca de 14 mil pessoas e levanta âncoras no dia 29.
Premiado internacionalmente, Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos por 40 países para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.
Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.
A coleção com 60 pôsteres que compõem a mostra foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG). O visitante pode conferir as fotografias divididas em cinco temas centrais: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças.
São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.
“É sempre muito gratificante ver um projeto que fizemos com tanta dedicação ser bem recebido pelo público. Brasília abraçou a exposição de Sebastião Salgado! A mostra tem este poder de sensibilizar as pessoas, pois revela a humanidade em trânsito. Faz refletir sobre questões tão atuais e perceber que conflitos vividos, por exemplo na Síria, parecem longe, mas são tão parte de nós”, ressalta a realizadora da exposição, Elaine Hazin.
Serviço:
“Êxodos” – Sebastião Salgado
Encerramento – 29 de outubro
Horário: das 9h às 21h
Local: Caixa Cultural Brasília, SBS
Entrada franca
Telefones: (61) 3206-9448 e 3206-9449
Classificação indicativa: livre