Fujimori abre vantagem sobre Kuczynski a um mês das eleições peruanas
Publicado
emKeiko Fujimori tem uma leve vantagem de 2,8 pontos percentuais contra Pedro Pablo Kuczynski para o segundo turno das eleições presidenciais do Peru, com 51,4% dos votos válidos, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo.
Na pesquisa, realizada pela agência Ipsos e publicada no jornal “El Comercio”, Fujimori alcançou 43,4% dos votos, contra 41% de Kuczynski. 15,6% dos entrevistados optaram por votar em branco ou nulo.
Esta pesquisa reverteu os resultados da pesquisa anterior da Ipsos, publicada em 24 de abril, que dava a Kuczynski 43% das intenções de voto e a Fujimori 39%.
Kuczynski tem mais votos nas áreas urbanas, onde 40% dos eleitores manifestaram sua intenção de votar nele, contra 38% em Fujimori.
A situação é oposta nas áreas rurais, onde Fujimori obteve 40% e Kuczynski 35%.
A mesma pesquisa também revelou que Kuczynski tem mais preferências entre os setores econômicos altos e médios do Peru, enquanto Fujimori o supera entre os segmentos mais pobres da população.
O nível de rejeição dos candidatos é de 43% para Fujimori e de 39% para Kuczynski.
A pesquisa foi realizada entre 4 e 6 de maio com 1.755 pessoas adultas, e a margem de erro é de 2,3%.
Fujimori e Kuczynski disputam o segundo turno das eleições presidenciais, marcada para domingo, 5 de junho, após conquistarem no primeiro turno, em 10 de abril, 39,86% e 21,05% dos votos, respectivamente.