Nesta quarta-feira (20) a Polícia Federal (PF) realiza uma operação para prender funcionários da Anvisa e agentes da própria PF, acusados da facilitar, de forma irregular, o desembaraço na imigração e nos procedimentos de tráfego marítimo no Porto do Rio. De acordo com O Dia, trezentos policiais federais, com apoio da Marinha do Brasil, cumprem oito mandados de prisão temporária, 33 de condução coercitiva e 37 de busca e apreensão na capital, Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti. A ação também acontece em Paranaíba, no estado do Piauí.
Dos oito mandados de prisão, cinco são contra funcionários da Anvisa e três contra policiais federais. Um praça da Marinha também foi conduzido coercitivamente. Segundo as investigações, os funcionários da agência emitiam o certificado de controle sanitário de bordo das embarcações sem inspecioná-las. Já os policiais federais não adotavam o procedimento imigratório regular.
Os presos foram indiciados por corrupção ativa, corrupção passiva, concussão — quando servidor público exige dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa —, inserção de dados falsos em sistemas, organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, dentre outros.