Notibras

Garanhuns, cidade das flores, aposta em velhas tradições natalinas para atrair turistas

Uma das cidades de maior potencial turístico de Pernambuco, Garanhuns, município conhecido como a “Cidade das Flores”, localizado no Agreste pernambucano, a 230 km de distância da capital, Recife, quer conquistar turistas de todo o País com uma programação especial para o período natalino.

Com o tema “O Mundo Encantado de Papai Noel”, começa neste final de semana, (a partir de sexta 20) a terceira edição do Natal Luz de Garanhuns. Durante as festividades, que seguem até o dia 31 de dezembro, com programação totalmente gratuita, serão realizadas em vários polos espalhados pela cidade, 129 apresentações culturais, entre pastoris, reisados, corais, orquestras e músicos ? entre os destaques, uma apresentação do cantor Agnaldo Timóteo no dia 19 de dezembro ?. Além disso, o público ainda poderá conferir desfiles com o Papai Noel em carros alegóricos, Árvore Cantante e uma decoração especial, feita com milhares de lâmpadas, toda produzida por artesãos locais.

De acordo com o prefeito da cidade, Izaías Régis, a decoração do município é um dos pontos mais importantes da festa, já que ajuda a transportar as pessoas para a magia e encantamento do clima natalino, e por isso recebeu um orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, já previsto na programação de despesas do município.

“Resolvemos não seguir a cantilena da crise e da recessão. Vamos aquecer a economia investindo na programação de Natal. A ideia é impulsionar o comércio local a exemplo de outros grandes eventos realizados na cidade”, diz o prefeito, referindo-se ao Festival de Inverno de Garanhuns, Garanhuns Jazz Festival e Festival Viva Dominguinhos, eventos já consolidados nacionalmente no calendário cultural e responsáveis pelo destaque de Garanhuns como destino turístico durante todo o ano.

Com a alta do dólar e o consequente aumento do turismo interno, a rede hoteleira da cidade, restaurantes e comércio da cidade devem ser beneficiados. Ano passado, o Natal Luz, que é uma realização do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, foi responsável pela ocupação de 80% dos leitos. O objetivo desta edição é atingir a lotação máxima. As agências de viagem já comercializam pacotes especiais para as festividades e assim o município deve receber visitantes de vários estados do País.

Tradição – Garanhuns, conhecida pelo clima agradável e com temperaturas amenas, também dá ao Natal Luz a missão de resgatar antigas tradições natalinas no Nordeste. Uma delas é o Pastoril, brincadeira herdada dos europeus, onde pastoras cantam e louvam o nascimento de Jesus comandadas pelo seu mestre-de-cerimônia, o Velho. As pastoras são divididas entre os cordões Azul e Encarnado, que iniciam o ciclo natalino.

Elas também encerram os festejos com a queima da lapinha, tradição onde as palhas da manjedoura são queimadas, no dia 6 de janeiro. O pastoril tem duas tradições: o Sagrado e o Profano. No Sagrado, as pastoras anunciam o nascimento do Deus Menino. No Profano, são anunciadas as alegrias da carne, com músicas de duplo sentido, brincadeiras do Velho e leilão das flores que enfeitam os cabelos das pastoras e até de seus beijos.

Outra tradição resgatada nas atrações do Natal Luz de Garanhuns é o Reisado, conhecido no sudeste como Folia de Reis. De inspiração religiosa, o reisado tem suas origens ainda no Brasil Colônia. O folguedo ocorre durante o período natalino, geralmente em plena rua ou em praças públicas. Seus participantes – o rei, a rainha, guias, contra – guias, mestre, Mateus, embaixadores dentre outros – saem tocando e cantando, louvando e saudando os espectadores, contando a história do nascimento do menino Jesus.

Aliás, Garanhuns é a cidade que conta com o maior número de reisados em atuação de Pernambuco. Existem atualmente cinco grupos formalizados que seguem com apresentações durante todo o ano em diferentes regiões.

Música – Na programação de shows, além do cantor Agnaldo Timóteo, talentos locais também serão valorizados durante os festejos. Entre eles, bandas como Street Jazz Band, Nosso Jazz, os Valvulados, Milena Braz, Klayton Danata, entre outros.

Para o público infantil também vai haver uma extensa programação. Com destaque para o teatro e contação de histórias, a exemplo do grupo de teatro de fantoches, Animatrilha com “Natal de Joãozinho e Mariazinha” e Verônica Costa, com “História com Gosto de Papai Noel”.

Durante a festa, as atrações se dividirão em três palcos principais: Prefeitura, Árvore Cantante e Relógio das Flores. Este último também receberá contação de histórias de origem natalina e teatro de fantoches.

Sair da versão mobile