Carolina Paiva
As sedes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiverdidade (ICMBio) em Humaitá, município da região sul do Amazonas, foram incendiadas na tarde desta sexta-feira, 27. Ainda não há informações sobre feridos ou a causa dos incêndios
Humaitá está próxima da divida do Amazonas com Rondônia. O Ibama e o ICMBio realizam, nesta semana, uma operação de combate ao garimpo no Rio Madeira. Essa operação conta com o apoio do Exército, da Marinha e da Força Nacional de Segurança.
Um grupo de garimpeiros é suspeito de atear o fogo. A ação criminosa ocorreu após uma operação do Ibama apreender balsas usadas em um garimpo.
A Operação Ouro Fino é realizada pelo Ibama, em conjunto com o ICMBio, desde a quarta-feira (25). A ação fiscaliza a atividade de extração ilegal de ouro no Rio Madeira. Ao todo, 37 balsas de garimpeiros foram apreendidas durante a ação, segundo o agente José Filho, do Ibama.
Algumas das balsas recolhidas na operação pegaram fogo nesta tarde. Revoltados, os garimpeiros se reuniram para protestar. Os manifestantes invadiram e incendiaram os prédios do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Força Nacional, que está na cidade para acompanhar a ação do Ibama, tentou conter a manifestação, mas houve confronto.