O Mercado da Ribeira, no Sitio Histórico de Olinda, foi o ponto de partida para a lavagem simbólica das ladeiras da cidade, na manhã desta quinta-feira (12). A ação é realizada tradicionalmente antes do carnaval, limpando e perfumando as ruas para os foliões, além de ser uma demonstração do serviço que será realizado pelos garis durante os cinco dias de festa.
No carnaval, da meia noite às 7h da manhã, 400 garis fazem a limpeza do sítio histórico, com oito caminhões pipa. “A lavagem de hoje é uma simbologia, para conscientizar os foliões a não jogarem lixo na rua, e pedir aos moradores que não coloquem lixo na calçada depois das 7h, porque a cidade vai estar limpa e depois desse horário não tem condições de fazer limpeza”, explica o secretário de Serviço Público, Manoel Sátiro. No carnaval de 2014, foram recolhidas 280 toneladas de lixo das ladeiras da Cidade Alta.
Nesta quinta, as ruas foram lavadas com oito mil litros de água e 200 litros de essência de eucalipto. Ao todo, cem garis e agentes de limpeza urbana se concentraram no Mercado da Ribeira e seguiram até a Prefeitura de Olinda, descendo, em seguida, a ladeira 15 de novembro.
A limpeza simbólica também é um momento de festa para os funcionários que limpam as ladeiras, ao som de uma orquestra de frevo. “Se o cara não sabe frevar, então não é de Olinda”, conta o gari Claudionor Barros. Já o gari Mário Leite, que já participa da ação pela terceira vez, lembra que a alegria é sempre a mesma. “Se todo mundo colaborasse e não jogasse lixo no chão, Olinda seria mais bonita ainda”, completa.