Cuidado ao dirigir
Garoa dá as caras anunciando que chuvas estão chegando
Publicado
em
Uma garoazinha na noite desta segunda, 7, deve ser o prenúncio do fim da mais longa estiagem que Brasília vive desde a sua fundação. Mas chuva de verdade somente na quarta-feira, 9, informa o Inmet. O calor começa a diminuir abaixo da casa dos 30 graus e a umidade relativa do ar, beirando os 40%, já não é mais motivo de preocupação.
Enquanto isso, autoridades do trânsito avisam que como temporada de chuvas está prestes o motorista deve estar mais atenção ao volante. O quadro que se desenha requer mais atenção devido ao asfalto molhado e à baixa visibilidade, que aumentam o risco de acidentes. Para evitar incidentes, a prevenção é a melhor estratégia.
Reduzir a velocidade e manter uma distância segura entre os veículos são algumas das diretrizes sugeridas pela gerente de Ação Educativa do Detran, Magda Brandão. “O motorista precisa ficar atento com o asfalto, porque após um período muito longo de seca, o pavimento acumula poeira e resíduos que, misturados com a chuva, podem favorecer a perda do contato do pneu com o solo e o deslizamento”, explica.
Em casos de chuva intensa, a recomendação é que os motoristas evitem dirigir, se possível. “A forma mais correta e segura é procurar um estacionamento regular para parar, no caso de chuva muito forte. O motorista não pode parar no acostamento e nem próximo à via, porque pode causar um acidente”, revela a gerente. Quando não for possível parar, Magda sugere reduzir a velocidade, aumentar a atenção e manter os vidros desembaçados, utilizando o ar-condicionado, o desembaçador ou abrindo um pouco as janelas.
