Cultura e esporte
Garotas e garotos fazem a festa na Taça das Favelas
Publicado
emA quarta edição da Taça das Favelas DF definiu os times vencedores da competição, em partidas relizadas no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo (Defelê), na Vila Planalto: na categoria feminina, o Ceilândia Norte bateu Samambaia Norte por 2 x 1. Já na masculina, o Samambaia Sul venceu o Samambaia Norte por 2 x 0.
A competição, que é realizada pela associação Cresce DF em parceria com a Cufa DF e tem fomento da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, teve a grande final masculina transmitida pela Globo Brasília. O acesso foi aberto ao público para conferir presencialmente os jogos no Defelê. Além disso, todos os resultados e números relativos à classificação podem ser encontrados no aplicativo Ifut que pode ser usado tanto pelo sistema Android como pelo Apple.
O presidente da Cufa DF, Bruno Kesseler, expressa sua alegria com o fechamento da competição: “foi maravilhoso, superamos as expectativas. O dia ajudou, não choveu, foi tudo perfeito. Conseguimos realizar um grande campeonato e chegamos à final com quatro times que mereceram muito. E agora vamos organizar a Taça do ano que vem. Tivemos a presença de várias autoridades torcendo e fazendo a diferença para o evento”.
Com uma partida praticamente dominada, durante os dois tempos, a equipe da Samambaia Sul terminou com um jogador a mais, depois de uma expulsão. Com um gol de pênalti de Lucas e outro de dentro da grande área de Reinold, os meninos sagraram-se campeões.
Entre as garotas, o Ceilândia Norte abriu o placar com um golaço de cobertura de Thaís, que contou como foi para ela: “ estou feliz demais e realizada. Foram muitos desafios, não temos patrocínio, não temos campo para treinar, pedimos apoio da administração, e não tivemos. Mas como temos muita força de vontade e união, chegamos à final e fomos campeãs, apesar de todas as dificuldades”. Natália ampliou o placar, depois de uma falha da goleira do Samambaia, que descontou de pênalti. A reação, entretanto, não foi suficiente para virar o jogo e as meninas ceilandenses venceram a competição.
De acordo com o aplicativo Ifut, o zagueiro Paulo, do Samambaia Sul, e o atacante Robson dos Santos, do São Sebastião, foram os destaques da rodada entre os jogadores do masculino. Pelo feminino, Alane Silva, atacante da Samambaia Norte e a atacante Haslane Santos, do São Sebastião, atraíram as atenções pelo futebol jogado nos últimos encontros.
O camisa 11 da equipe masculina vencedora, Lucas, que marcou pela equipe, depois de sofrer um pênalti, deu seu testemunho: “é uma felicidade enorme. Na temporada passada, bateu na trave, e ficamos com o vice-campeonato, mas agora pudemos conquistar esse campeonato. Treinamos muito para isso, todos os dias, de manhã e de tarde. O resultado está aí, estou muito feliz”.
Também foram definidos os terceiros e quartos lugares do Taça das Favelas no campo do Sesi Taguatinga, em 19/12. Entre os meninos, o São Sebastião passou pela Estrutural por 4 x 1. As meninas tiveram Águas Lindas derrotando o Gama por 3 x 0.
Cultura e esporte
O dia não foi apenas de futebol. Para animar a torcida e oferecer entretenimento durante os intervalos, a organização do campeonato trouxe a banda Elas que Toquem. Composta apenas por mulheres, o grupo surgiu com objetivo de influenciar outras mulheres a conquistarem mais espaços, estimulando a busca por igualdade, com samba no pé.
O público também presenciou a apresentação da cia In The Hood, que utiliza a dança e a música como ferramenta de transformação social, predominantemente pelo estilo e pela cultura do passinho.
O DJ Kpa somou-se à programação artística, garantindo um set animado e repleto de funk, hip hop e eletrônica.