Notibras

Garotinho acusa Instituto Gerp de divulgar pesquisa fraudada

O PR fluminense acusa o Instituto Gerp de promover pesquisa fraudulenta sobre a sucessão estadual. Os advogados do partido ingressaram nesta quarta-feira no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) para obter formulários de levantamento divulgado anteontem por uma emissora de TV paulista. Este coloca o candidato do PRB, senador Marcelo Crivella, na liderança, com 33% das intenções de voto; seguido do atual governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 30% e o candidato do PR, deputado federal Anthony Garotinho, 20%.

“As informações são tão inconsistentes, que embora os advogados tenham contado com apoio de estatísticos para encaminhar a petição judicial, nem precisaria tamanha a evidência de fraude. Esses números ultrapassam os limites do absurdo. Vejam vocês que Pezão na pesquisa “sob encomenda” do IBOPE, mesmo com toda a manipulação aparece com 13%. Aqui pula para 30% e Crivella para 33%. É surreal. Nenhuma pesquisa decente pode chegar a esse números absurdos. Só que a fraude é tão rasteira que – reparem – a soma dos quatro candidatos dá 92%. Levando em consideração que os outros dois candidatos tenham 1% cada. Sobraria 6% só de nulos / brancos / indecisos, um recorde inacreditável, ainda mais quando a rejeição aos políticos só faz crescer”, argumentou Garotinho em seu blog.

De acordo com o Gerp, o candidato do PT, senador Lindbergh Farias, tem 9% das intenções de voto. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo RJ 08/2014. A margem de erro é de 3,39% para mais ou para menos. De acordo com pesquisa divulgada pelo instituto em 31 de maio, Pezão tinha apenas 5%. A reportagem procurou a direção do Gerp para falar sobre a acusação do PR, mas, ninguém foi encontrado.

Garotinho divulgou ainda pesquisa anteontem, feita pelo Instituto UP – Ulrich Pesquisa e Marketing, que o coloca com 24%; seguido de Crivella, com 17%; Lindbergh e Pezão com 10% cada. O levantamento citou ainda Ciro Garcia (que não será mais candidato pelo PSTU), com 2% e Tarcisio Motta (PSOL), com 1%. Os votos em branco e nulos, com um percentual de 23%; não sabiam responder ou não opinaram, 12%.

O UP entrevistou 4.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de junho de 2014 em 63 municípios do Estado. A margem de erro da pesquisa é de mais ou menos 1,5 pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-00190/2014. O contratante é a A. Ahmed Empresa Jornalística Ltda.

Já na pesquisa espontânea, aparece com destaque o elevado percentual de votos em branco e nulos (16%), além dos que não souberam responder ou não opinaram (67%). Nesta sondagem, Garotinho também lidera, com 7%; Pezão, com 3%; Lindbergh, 2%; e Crivella, com o mesmo percentual.

Sair da versão mobile