Uma pesquisa do Ibope revela empate técnico entre três dos possíveis candidatos ao governo do Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, encomendado pela Firjan, o deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem 18% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 16% e pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), 13%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos, há um empate técnico entre os três.
Ainda de acordo com o Ibope, o senador Lindberg Farias (PT) aparece com 11% e o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) é o quinto, com 8%. Completam a lista Miro Teixeira (PROS) e Tarcísio Motta (Psol), com 1% dos votos cada. Votos brancos e nulos somam 27% e 6% dos entrevistados não sabem ou não responderam à pesquisa.
Quando o cenário foi mudado para respostas espontâneas, sem a indicação dos nomes dos candidatos, o número de pessoas que não souberam ou não responderam subiu para 57%. Votos brancos e nulos chegaram aos 24% e os candidatos mais citados pelos entrevistados foram Pezão e Garotinho, com 5% cada. Lindberg Farias aparece com 3%.
César Maia foi citado por 2% dos entrevistados, assim como Marcelo Crivella. Já Sérgio Cabral, que não vai concorrer, foi citado por 1% dos entrevistados. Outros candidatos somaram 1% das citações.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 7 e 11 de junho e entrevistou 1.204 eleitores. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número 00006/2014.
A pesquisa ainda ouviu os eleitores sobre o governo de Pezão. Segundo o Ibope, 35% dos entrevistados disseram que o governo é “regular”, 29% avaliaram como “ruim ou péssimo” e 16% classificaram como “ótimo ou bom”. Outros 21% dos entrevistados não souberam ou não responderam.