Uma garrafa de 7 mil anos anos foi descoberta em uma antiga tumba na China, de acordo com um comunicado à imprensa feito pelo Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais e da rede de Arqueologia da China. A garrafa foi encontrada no local de Peiligang, na cidade de Xinzheng, província de Henan.
O frasco tem formato diferenciado, boca pequena na parte superior e fundo pontiagudo. A garrafa de 10,16 centímetros parece ter o formato de uma lágrima ou de uma pá. Os pesquisadores inicialmente estimaram que a garrafa tivesse cerca de 7.700 anos.
O local onde foi encontrado é considerado “um dos berços da civilização agrícola chinesa”, segundo uma nova fonte. O assentamento tem entre 7.600 e 8.000 anos, com área de 50.000 a 60.000 metros quadrados.
Antes desta descoberta, essas garrafas de formatos distintos já foram encontradas e são consideradas um artefato representativo da cultura pré-histórica de Yangshao. Esta cultura neolítica originou-se ao longo do Rio Amarelo, florescendo no que hoje é conhecido como Província de Shaanxi, no noroeste da China,
A peça foi achada em ruínas de habitações, cinzas e cemitérios. Mas não está claro para que exatamente eram usados esses tipos de garrafas – embora alguns arqueólogos acreditem que foram usadas como recipiente para coleta de água, como recipiente para preparar cerveja ou como item funerário.
Li Yongqiang, pesquisador associado do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, acredita que a garrafa poderia ter sido usada para fazer fermento.
“Esta descoberta fornece evidências materiais novas e cruciais para explorar a origem e a relação de desenvolvimento entre a cultura Peiligang e a cultura Yangshao”, disse Yongqiang.
No entanto, esta garrafa é única devido ao seu tamanho anormalmente pequeno e à sua idade excepcionalmente avançada. Outros artefatos também foram encontrados no local, incluindo relíquias de pedra do Paleolítico, pedaços de minério de ferro vermelho e fragmentos de um ovo de avestruz.