Felipe Meirelles
Os combustíveis estão mais caros em Brasília desde essa quinta-feira, 7. Em alguns postos a gasolina chega a custar R$ 3,97 – R$ 0,20 a mais do que o preço médio apontado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na semana passada.
O aumento visa a compensar o reajuste no ICMS que incide sobre o combustível, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis). O consumidor não gostou muito da ideia e começa a pensar em uso coletivo do carro, do tipo transporte solidário.
Em fevereiro do ano passado, a Câmara Legislativa aprovou o aumento de impostos sobre o preço da gasolina. O ICMS taxado sobre o combustível subiu de 25% para 28%. O valor do imposto sobre o diesel também subiu, passando de 12% para 15%. As mudanças só passaram a valer neste ano.
Até as 12h desta quinta-feira, ainda havia postos que não tinham repassado o aumento.
Para o diretor do Sindicombustíveis Daniel Benquerer, o mercado tem liberdade na política de tarifas. “O aumento é aquele aprovado pelos deputados distritais e pelo governador. Cada posto é livre para colocar o preço que achar necessário”, afirmou.
Com informações de agências