Curta nossa página


Efeito estufa

Geleiras vão encher lagos e deixar milhões sem terra

Publicado

Autor/Imagem:
Igor Kusnetov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Um lago glacial é um lago formado por calotas de gelo derretidas que se sobrepõem à geleira acima do limite de recarga de água. Muitos desses lagos são marcos famosos. No entanto, um novo estudo alerta para os perigos que espreitam neles.

As geleiras estão derretendo, expondo a vida de milhões de pessoas em todo o mundo ao risco de inundações repentinas, de acordo com um novo estudo . A maioria dessas pessoas vive em quatro países – Índia, Paquistão, Peru e China, onde os lagos glaciais são abundantes e as populações são vulneráveis ​​a desastres climáticos.

À medida que as temperaturas aumentam, as geleiras recuam cada vez mais, fazendo com que a água derretida se acumule nas frentes das geleiras. Esses lagos podem se romper repentinamente, causando inundações de explosão de lagos glaciais que podem se espalhar por mais de 120 quilômetros do local original.

O estudo recente detalha que a mudança climática levou a um aumento acentuado no número de lagos glaciais desde 1990. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que vivem nessas bacias hidrográficas também aumentou significativamente. Os cientistas estudaram 1.089 bacias de lagos glaciais em todo o mundo e avaliaram a capacidade das pessoas em diferentes regiões de responder rapidamente à ameaça de inundação.

“Nosso trabalho não se concentra apenas no tamanho ou no número de lagos glaciais – nenhum desastre é natural – é a presença de pessoas, especialmente pessoas vulneráveis, na paisagem que causa um desastre”, disse Stuart Dunning, geógrafo físico da Grã-Bretanha Newcastle University, e co-autor do estudo, para a mídia dos EUA.

A análise mostrou que as áreas de maior risco não são aquelas com os lagos glaciais maiores, mais numerosos ou de crescimento mais rápido, como seria de se esperar. Em vez disso, o número de pessoas na região e sua capacidade de lidar com os perigos naturais são críticos para o risco.

Os resultados mostraram que 15 milhões de pessoas vivem a 50 quilômetros de lagos glaciais. Criticamente, a alta altitude da Ásia (do Quirguistão à China) corre o maior risco de inundação, com talvez 9,3 milhões de pessoas. Existem cerca de cinco milhões de pessoas desprotegidas apenas na Índia e no Paquistão.

Os pesquisadores dizem que seus métodos podem ser usados ​​para monitorar o risco de futuras inundações em lagos glaciais.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.