Riscos subestimados
Gelo da Groenlândia está derretendo rápido demais
Publicado
emNovas observações do nordeste da Groenlândia indicaram um fluxo muito maior de água derretida da área-chave da ilha do que se pensava anteriormente, o que põe em perigo ainda mais os níveis do mar no mundo. Mesmo cálculos anteriores mostraram que a água derretida do Nordeste da Groenlândia Ice Stream (NEGIS) sozinho poderia levar a um aumento do nível do mar mundial de aproximadamente 2,5 milímetros até o ano de 2100.
No entanto, usando observações exclusivas do sistema global de navegação por satélite (GNSS), combinadas com mudanças de elevação e velocidades de superfície obtidas de dados de satélite, uma nova pesquisa estimou um fluxo seis vezes mais rápido de água derretida da camada de gelo da Groenlândia para o mar. De acordo com os pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), apenas a água derretida do NEGIS levará a um aumento da água do mar de mais de 15 milímetros, o que corresponde ao que todo o manto de gelo da Groenlândia contribuiu nos últimos 50 anos.
O primeiro autor do estudo, professor da DTU Shfaqat Abbas Khan, estimou que o derretimento de toda a camada de gelo da Groenlândia também pode ser maior do que o estimado anteriormente. “O nordeste da Groenlândia é apenas um exemplo de uma área que examinamos com nosso novo método. Provavelmente haverá muitos outros lugares que também subestimamos fortemente”, disse Shfaqat Abbas Khan à mídia dinamarquesa.
De acordo com a pesquisa, o extenso desbaste do gelo da Groenlândia já se propagou por mais de 200 km para o interior, ameaçando acelerar ainda mais o ritmo de derretimento.
O painel climático da ONU avaliou anteriormente o provável aumento do nível do mar até 2100 em 75 centímetros, mas isso também é possivelmente uma subestimação, refletiu Abbas Khan. Se as medições de outros lugares forem tão subnotificadas quanto as do nordeste da Groenlândia, o nível do mar provavelmente terá subido mais de um metro antes de 2100, disse Shfaqat Abbas Khan.
Nas últimas duas décadas, a perda de gelo da camada da Groenlândia aumentou, devido ao aumento do derretimento da superfície e à descarga de gelo no oceano. Sua extensão, ritmo e perspectiva, no entanto, permanecem controversos.
Teoricamente, todo o manto de gelo da Groenlândia contém água suficiente para elevar os oceanos em mais de sete metros. Para efeito de comparação, o manto de gelo da Antártica contém o suficiente para elevar o nível dos oceanos em quase 50 metros. Localizada entre os oceanos Ártico e Atlântico, a leste do arquipélago ártico canadense, a escassamente povoada Groenlândia é a maior ilha do mundo. É também um dos três países constituintes do Reino dinamarquês ao lado da Dinamarca propriamente dita e das Ilhas Faroé.