Notibras

General Ramos alicia deputados por voto em Lira

O gabinete do ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, no 4.º andar do Palácio do Planalto, transformou-se em um balcão de negócios para quem apoia o candidato do presidente Jair Bolsonaro à sucessão de Rodrigo Maia no comando da Câmara. É ali, segundo o Estadão, que deputados têm participado de reuniões para ouvir os argumentos do governo em defesa da eleição de Arthur Lira (Progressistas-AL) para a presidência da Casa. De lá, saem com promessas de emendas parlamentares, algumas além daquelas a que já têm direito, e de cargos a preencher em seus redutos eleitorais.

Ao PDT, por exemplo – diz o jornal -, teria sido oferecido um “extra” de R$ 5 milhões em emendas para cada deputado, que poderá indicar como o dinheiro será aplicado em seu reduto eleitoral. Além disso, um grupo do PSB foi chamado na quarta-feira, 9, à sala do general Ramos. O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) participou do encontro. À tarde, foi um dos que puxaram o pedido de apoio a Lira na reunião interna do partido, que tem 31 deputados.

O Palácio do Planalto entrou em campo para angariar apoio à candidatura de Lira. A articulação política do presidente Jair Bolsonaro avança sobre partidos da oposição, numa tentativa de enfraquecer as conversas do grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está disposto a apoiar a candidatura do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB).

Na segunda-feira, Bolsonaro recebeu Lira e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas, para uma conversa reservada, no Planalto. O encontro não constava da agenda oficial. Dois dias depois, a candidatura de Lira, chefe do Centrão, foi oficializada.

Sair da versão mobile