O livro “Seu Jorge – A Inteligência é Fundamental” (Editora MPM Neto), escrito pelo jornalista e produtor carioca Leonardo Rivera, explica bem como foi a saga de Jorge Mário da Silva (ou Seu Jorge) ao estrelato. O autor foi um dos produtores do departamento artístico da PolyGram/Universal Music que, em 1997, ouviu sua primeira banda, Farofa Carioca, e indicou sua contratação. Já por isso mostra uma visão privilegiada, recheada de comentários e histórias que até agora ninguém sabia sobre Seu Jorge.
Jornalista desde a adolescência, Rivera passou por diversos jornais e escreveu em todas as editorias até se especializar em cultura e entretenimento, com ênfase na música e novos artistas. Aos 20 anos, em 1994, já fazia parte da imprensa musical brasileira. Colaborava com veículos de alcance nacional, como as revistas Bizz, Backstage e o tabloide International Magazine.
Dois anos depois, durante uma entrevista com Rita Lee e Roberto de Carvalho, foi contratado por Marcos Maynard para ouvir e mostrar novos artistas à gravadora, que pensava em montar um selo apenas para apostar em talentos ainda inéditos. Quando, em 1997, Rivera conheceu a banda de Seu Jorge e Gabriel Moura, durante um show no Largo das Neves, em Santa Tereza. Imediatamente levou a fita demo para a reunião artística da gravadora e descolou um contrato para aqueles doze integrantes da Farofa Carioca.
Pouco depois, Seu Jorge – apelidado assim por Marcelo Yuka, d’ O Rappa – saiu da banda e montou sua carreira solo. O autor perdeu contato com seu personagem, reencontrando-o apenas em 2008, em um shows no Teatro Rival, na Cinelândia, e no Ginásio Caio Martins, em Niterói (RJ). Dalí em diante, começou a escrever o livro de reportagem biográfica.
“O Jorge é um artista multifacetado. Apesar de ser muito reconhecido hoje, certamente será muito mais no futuro. Está deixando uma obra imortal desde que surgiu na cena. Como tive o enorme prazer de participar da parte inicial de sua carreira, resolvi homenageá-lo e escrever algumas das histórias que passamos. Também fiz uma vasta pesquisa na mídia e peguei declarações do próprio Jorge quando estive com ele em camarins e eventos, várias vezes”, explicou Rivera a Notibras.
Com depoimentos de Ed Motta, Mario Caldato Jr, Bernardo Lobo, Pedro Luis, Marcelo Castello Branco, Gabriel Moura e diversos outros artistas e amigos do showbiz, o livro não procura polemizar, e sim informar sobre as agrugas vividas por Jorge para construir o seu mundo. Um dos capítulos mais impactantes é o que fala da época que Jorge morou na rua e quase caiu na indigência, sendo salvo por Gabriel Moura, que o convidou para integrar o grupo de teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). Mas também não deixa de falar de sua indicação para receber um prêmio na BBC de Londres, seus shows gigantescos, filmes de enorme sucesso e polêmicas relacionadas ao racismo.
Escrito de forma leve e impactante, com estilo jornalístico apurado, “Seu Jorge – A Inteligência é Fundamental” descortina a personalidade intrigante de alguém que foi do zero ao cem, com muita luta, em um mercado repleto de egos, ciladas e falsidade. Jorge prova que superou tudo isso e ficou imune às críticas, seguindo com sua arte e sua vontade de viver e criar as três filhas. Uma leitura obrigatória.
Karla Maranhão, enviada especial ao Rio, por ocasião da abertura da sucursal de Notibras