Marta Nobre
O jornalista Mino Pedrosa, tricampeão do Prêmio Esso de Jornalismo, soltou várias bombas no ar nesta terça-feira, 12, em seu programa Retrato Falado, da Rádio Atividade FM. Denúncias que, segundo ele, farão emergir tubarões em um mar de lama nas pegadas deixadas no rastro da prisão do ex-senador Gim Argello.
Sutil sem ser sagaz, Mino mirou vários segmentos, desde a classe política aos pesos pesados da indústria da construção civil. A prisão de Gim, lembra o jornalista, terá repercussões por longo tempo. “É a ponta de um novelo de lã que será totalmente desfiado”, enfatiza.
No programa, Mino transporta o quadro atual para a França de meados de 1690. Faz lembrar dois personagens de Charles Perrault – O Gato de Botas, e O Polegar, com suas botas de sete léguas, roubadas do ogro.
Gim, príncipe maquiavélico travestido de Gato de Botas que de corretor de seguros acumulou uma fortuna superior a 1 bilhão de reais a custa de corrupção, está fora de cena. Como Polegar, enganou o rei e a rainha. Mas havia um juiz em seu caminho. A história de Gim Argello é inversa. Ele saiu de casa para uma cela.
Ouça a seguir, dividido em quatro partes, a íntegra do programa Retrato Falado, na voz de Mino Pedrosa.