As ginastas do Ibades conquistaram medalhas de prata e bronze no 17º Torneio Nacional de Ginástica rítmica, realizado no Ginásio de Esportes do Centro de Ensino Upaon-Açu, em São Luís (MA), no último fim de semana. Na categoria Conjunto Infantil, aparelho Bola, as meninas competiram com 17 clubes de 7 estados e mesmo sem o favoritismo do Sul e sudeste, apoderaram-se do segundo lugar mais alto do pódio.
Já na categoria Conjunto Pré-Infantil, as atletas competiram com 10 clubes de 7 estados e levaram para casa a medalha de bronze. O Ibades também ficou bem colocado na categoria Individual, mãos Livres, com a Ginasta Louise Farias, que por 0,05 pontos não levou o terceiro lugar. Cerca de 150 ginastas participaram da competição.
Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas ginastas, por falta de patrocínio ao esporte no DF, as guerreiras do Ibades obtiveram bom desempenho conforme a avaliação da comissão técnica que enalteceu a determinação das meninas com segurança no manejar dos aparelhos e no desempenho da coreografia.
Para a professora e técnica do Ibades, Camila Carvalhaes, apesar da expressividade dos resultados, a equipe não tem patrocinadores. “Os pais são verdadeiramente os grandes financiadores da concretização do nosso trabalho. O governo sempre que pode ajuda, mas não temos patrocínio fixo e isso dificulta bastante o nosso trabalho”, desabafou.
Para a mãe de uma das atletas, Ana Gonet, o atual resultado pode mudar a realidade vivida pelas ginastas. “Se com todas as dificuldades conseguimos bons resultados, imagina o que essas meninas não fariam se tivessem um patrocínio. Acredito que tenhamos boas chances de alguma empresa financiar o nosso projeto,“ ressaltou.