Rumo a 2018
Gleisi assume PT com promessa de socorrer Lula
Publicado
emMarta Nobre
O PT vai proteger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empurrá-lo, com a força das ruas, para o Palácio do Planalto em 2018. O anúncio foi feito neste sábado, 3, pela senadora Gleisi Hoffmann (SC), eleita para o comando da legenda no biênio 2017-2019. “Todos nós amamos o Lula. Ele sabe da importância que tem para este partido e para o País”, enfatizou a parlamentar.
Gleisi adotou o mesmo tom empregado na véspera por Lula, no Congresso Nacional do PT, encerrado neste sábado em Brasília. “A esquerda voltará a governar o país; 2018 está longe para quem não tem esperança. Para nós, está bem aí. Se a esquerda fizer um programa, um discurso, vamos voltar a governar este país”.
A luta agora será para “despertar a esperança da sociedade”. O partido, sincronizado com o discurso de Lula, vai combater “os inimigos que desejam nos destruir”.
Gleisi foi eleita graças a uma forte articulação de última hora de Lula. Candidata da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), ela teve 367 votos, 61% do total, contra 226 votos (38%) do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que foi apoiado pelo Muda PT (grupo que reúne quatro correntes de esquerda).
Na sexta-feira, as correntes Optei e Movimento PT, que tiveram cerca de 25% dos delegados no 6º Congresso, ameaçaram apoiar Lindbergh Lula entrou no circuito, telefonou pessoalmente para o ex-deputado Geraldo Magela, líder do Movimento PT, e para o deputado estadual José Américo Dias (PT-SP), do Optei, para pedir apoio à Gleisi.