Notibras

Gol minguado de pênalti garante vitória do Vasco contra ABC

Após viver rodadas de instabilidade e drama na Série B, o Vasco da Gama finalmente conseguiu dar a resposta diante da torcida. Bastou uma vitória relativamente tranquila contra o ABC, por 1 a 0, neste sábado, para o time mostrar que deve conquistar o acesso para a Série A de 2015.

Ainda em terceiro, o time cruzmaltino tem 59 pontos, abrindo seis de vantagem em relação ao último fora do G-4, o Atlético-GO. Já o ABC segue mergulhado na luta contra o rebaixamento, com 41 pontos.

Com quase 50 mil torcedores no Maracanã, o Vasco começou o jogo em uma situação delicada: se vencesse, estaria praticamente com o acesso próximo, pois abriria cinco pontos de vantagem no G-4, faltando quatro rodadas para o fim. Mas se perdesse, teria que enfrentar uma crise e cinco times ficariam na cola dele, deixando a situação apertada.

Já a situação do ABC era mais clara: um empate já ajudaria o time a ficar mais tranquilo na luta contra o rebaixamento. Por isso os visitantes ficaram na defesa, deixaram a bola com o Vasco, que não soube aproveitar a vantagem. Pelo contrário: levou contra-ataques perigosos. Primeiro Rodrigo Silva falhou por pouco. Depois, o goleiro Martin Silva defendeu um bom chute cruzado de Ronaldo Mendes.

O dilema do Vasco só foi resolvido aos 45min, quando Gilvan derrubou Carlos César na área. O juiz marcou pênalti e expulsou o goleiro, pois era uma chance legítima. Douglas acertou a trave na cobrança, mas mesmo assim a bola entrou. O Vasco foi para o vestiário tranquilo, sabendo que agora teria um jogador a mais e poderia apenas atacar para garantir a vitória.

Joel Santana mostrou isso na substituição: tirou o meio-campista Pedro Ken e colocou o centroavante Thalles. E foi ele que teve a primeira grande chance do segundo tempo. Após um giro na área, chutou bem, mas o goleiro Camilo foi melhor e agarrou.

Nos últimos 20 minutos o jogo esfriou. Douglas ainda acertou um chute perigoso, Rafael Silva perdeu uma oportunidade nos acréscimos e assim o Vasco partiu para fazer a grande festa junto a torcida. Em breve essa comemoração deve ser ainda maior.

Sair da versão mobile