Não foi por falta de finalizações que o Santos não conseguiu vencer por dois gols de diferença e eliminar a partida de volta na primeira fase da Copa do Brasil. Jogando no Estádio do Café, no Paraná, a equipe paulista até tentou “matar” o confronto, mas parou na grande atuação do goleiro Vitor e superou o Londrina por apenas 1 a 0, forçando, assim, uma decisão na Vila Belmiro. Robinho, de pênalti, foi o responsável por garantir o triunfo dos comandados por Marcelo Fernandes.
Empolgado com a torcida, o Londrina tentou começar colocando pressão no Santos, mas não aguentou e viu a técnica da equipe paulista falar mais alto no primeiro tempo. Os visitantes tiveram as melhores oportunidades para abrir o placar, mas Ricardo Oliveira e Victor Ferraz pararam na ótima atuação do goleiro vitor. Já os donos da casa chegaram apenas na bola parada, quando Celsinho deu trabalho para Vanderlei.
O Londrina equilibrou a partida depois do intervalo, e Celsinho logo assustou com um chute de fora da área. Mas a “alegria” dos donos da casa não durou muito tempo. Com menos de cinco minutos, Germano, ex-Santos, desviou um chute de Ricardo Oliveira com o braço, dentro da área, e viu o árbitro assinalar pênalti. Vitor até acertou o canto, mas não conseguiu defender a belíssima cobrança efetuada por Robinho.
Mesmo com a vantagem no placar, o Santos não quis saber de diminuir o ritmo, já que apenas uma vitória por dois gols de diferença eliminaria os donos da casa. Porém, esqueceram de combinar com o goleiro Vitor, que continuou fazendo defesas espetaculares, como nas conclusões Robinho e Ricardo Oliveira, uma seguida da outra.
Como não eliminou a partida de volta, o Santos terá uma partida decisiva no dia 16 de abril, uma quinta-feira, às 19h30, na Vila Belmiro. Com a vitória conquistada no Paraná, a equipe paulista avança com qualquer empate. Uma derrota por 1 a 0 leva o confronto para os pênaltis e qualquer outro revés classifica o Londrina.