Notibras

Goleiro vira herói nos pênaltis e Grêmio garante vaga no Gaúcho

Assim como fez o Inter na quarta-feira , o Grêmio sofreu para avançar das quartas de final do Campeonato Gaúcho nesta quinta-feira, em duelo com o Novo Hamburgo na Arena. O jogo terminou empatado por 1 a 1 no tempo regulamentar, com direito a três bolas mandadas na trave pelos gremistas, e a classificação só veio nos pênaltis, com vitória por 6 a 5 sobre os visitantes, que perderam cobranças com Paulinho e William Schuster.

Com a vaga garantida, o time tricolor terá pela frente o Juventude, que superou o Ypiranga-RS por 2 a 0 do outro lado da chave, mesmo jogando fora de casa. O vencedor deste jogo, marcado para o próximo domingo, pega quem levar a melhor no duelo entre Internacional e Brasil de Pelotas.

A etapa inicial foi bem equilibrada, mas o Novo Hamburgo foi quem saiu na frente. Fred cobrou falta na entrada da área sobre a barreira, Marcelo Grohe não se mexeu e os visitantes abriram o placar. Com o gol, o time treinado pelo ex-gremista Roger se soltou em campo, especialmente pela esquerda, com Paulinho. Os anfitriões seguraram a pressão, e conseguiram descer aos vestiários sem sofrer mais nenhum tento.

Depois do intervalo, o Novo Hamburgo retornou a campo postado para manter o resultado. Com a bola à disposição, o Grêmio mostrou dificuldades para construir jogadas, mas de tanto insistir, buscou o empate. Ele veio da cabeça de Geromel, que escorou cobrança de falta de Douglas para as redes aos 24min.

A igualdade desestabilizou a marcação do Novo Hamburgo, que deu espaços para Douglas encontrar Yuri Mamute livre dentro da área. O atacante foi derrubado por William, e o árbitro Anderson Daronco assinalou o pênalti, cobrado por Douglas na trave direita de Rafael Dal Ri.

A pressão do time treinado por Luiz Felipe Scolari continuou mesmo após a chance desperdiçada. Aos 31min, Cesar Lucena fez falta dura em Mamute na intermediária e levou o vermelho, complicando as chances de reação do Novo Hamburgo. Os visitantes conseguiram segurar o empate, mas tomaram mais sustos, como em uma cobrança de falta de Douglas aos 40min e em uma cabeçada de Rhodolfo, nos acréscimos, também no poste.

Nas penalidades, ambas as equipes começaram com um aproveitamento excelente. Tanto Novo Hamburgo quanto Grêmio acertaram as três primeiras cobranças. O jovem Everton foi o primeiro a errar a batida, mandando rasteiro e fraco no canto que Rafael pulou. Com o pé, Grohe impediu que o time visitante fechasse a série de pênaltis em 5 a 4 com Paulinho e, na segunda cobrança alternada, garantiu a vitória ao se esticar para defender chute de William Schuster.

Sair da versão mobile