Governo repassa 172 mil reais para adoçar a vida de apicultores
Publicado
emO governador em exercício Rômulo Gouveia entregou nesta quinta-feira (13) R$ 172.318,00 em créditos do Empreender Paraíba para a Associação de Apicultores e Meliponicultores da região do Brejo paraibano (Apismel).
“A Associação possui capacidade de produção de 21 mil quilos de mel anualmente. Com os investimentos do Empreender PB a produção deve dobrar chegando a 45 mil quilos de mel”, assegurou o assessor técnico do Empreender PB, Thadeu Vinícius, responsável pelos projetos da linha de crédito Coletivo.
A Associação possui 25 componentes e se destaca pela forma de trabalho focada na ‘Apicultura Migratória’, que desloca as colmeias de acordo com as floradas evitando interromper a produção. Segundo Thadeu, isso permite que apicultores de todo o Brejo e região sejam beneficiados.
De acordo com o presidente da Associação, Renault Lucena Targino, o entreposto de mel, lugar que recebe o produto bruto e lá é inserido no processo de transformação até chegar a item para consumo, será todo equipado para ampliar essa capacidade de produção. “Com o valor de R$ 172.318 mil liberados pelo governo por meio do Empreender PB vamos investir na compra de máquinas, equipamentos, matéria-prima, insumos, embalagens e potes plásticos, além de separar recursos para capital de giro”, disse.
Ao final do processo de produção a Apismel fornece para o mercado mel em balde e garrafa de 100 ml e 500 ml, bisnagas de 200 g e 500 g, pote de mel de 250 g, 300 g e 700 g, sachet de 0,05 g e de 0,10 g, além da linha fitoterápica, encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, como o conhecido mel com própolis e agrião, e similares.