Curta nossa página


Verstappen e Hamilton lado a lado

GP do Texas tem tudo para sair faísca logo na largada

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Chrius Grothen

Max Verstappen está pisando forte no acelerador da sua Red Bull para tentar o campeonato deste ano da Fórmula 1> Neste sábado, ele cravou a pole position no GP dos Estados Unidos e largará lado a lado com o rival inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, em segundo. O holandês jamais ganhou uma prova no Texas e tentará neste domingo. A largada da prova, às 16 horas com transmissão da Band, promete dar choque com os líderes da temporada perfilados na primeira fila. Sergio Pérez, também da Red Bull, sai em terceiro, com Charles Leclerc, da Ferrari, em quarto.

Verstappen dominou o treino classificatório, mas quase perde a pole com o início da chuva nos últimos segundos da tomada de tempos. Mesmo assim, conseguiu superar Hamilton e vai tentar ampliar a vantagem de oito pontos na liderança (262,5 contra 256,5 de Hamilton).

“Foi excitante a tomada de tempos. Não fui bem no Q2 e na última volta começou a garoar e não tinha certeza, mas foi suficiente para a pole. Primeiro e terceiro lugares são importantes para a equipe”, afirmou Verstappen. “As pessoas querem isso (disputa com Hamilton) e espero ter uma boa largada. Será importante trabalharmos juntos como equipe”, seguiu o holandês, após a nona pole position na temporada. Na carreira, são 12.

O Q1 começou com Daniel Ricciardo surpreendendo ao cravar 1min34s407. Ninguém imaginava uma volta alta da McLaren, até então sumida nos treinos do fim de semana. Mas logo Verstappen recolocou a ordem na tomada de tempos ao subir para primeiro, seguido por Sergio Pérez. As McLarens vinham a seguir com Ricciardo e Lando Norris.

Muitos pilotos sofriam com a curva 19, ultrapassando o limite de pista no ponto e perdendo voltas rápidas. Carlos Sainz aparecia em quinto, seguido de Bottas e Hamilton. Com três minutos, a Mercedes voltou à pista para tentar melhorar seu desempenho com pneus macios novos. Não melhorou marca e ainda viu Charles Leclerc cruzar em primeiro.

Depois de irem mal no Q1, as Mercedes começaram bem na segunda parte do treino, com Hamilton em segundo e Bottas em quinto. Na frente, Verstappen deu resposta à concorrência com impressionante 1min33s464.

Vettel e Ricciardo perderam as voltas rápidas por causa das invasões à zebra na curva 19. Estavam fora da definição do grid, mas teriam nova chance para evitar o vexame. O mexicano, com todo cuidado, conseguiu. Ricciardo teve uma tentativa e, mesmo com tempo ruim, fez o nono lugar.

A decisão do grid começou com as Mercedes sendo a primeira a dar volta rápida, com Bottas superando a marca de Hamilton. Seis concorrentes não conseguiram superar a marca. Mas a Red Bull mostrou que estava sobrando nos Estados Unidos.

Com vibração gigante como se houvesse feito um gol, Sergio Pérez não deixou Verstappen nem comemorar um tempo acima de Mercedes e logo passou em primeiro, com 1min33s180. Todos teriam a volta final para definir o grid, com Bottas sabendo que perderia cinco posições por mexida no motor.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.