O Grêmio venceu o Flamengo por 2 a 0, neste domingo, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e segue tranquilo na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. O resultado pela 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro leva o time tricolor a 59 pontos, na terceira colocação, mantendo seis de distância para Santos e São Paulo, respectivamente em quarto e quinto lugar.
Além de se manter com folga na terceira posição, o Grêmio se aproximou do vice-líder Atlético Mineiro, que perdeu para o Corinthians e ficou estacionado nos 62 pontos. Já o Flamengo perdeu pela sétima vez em oito partidas e vê cessarem de vez as suas aspirações de chegar no G4 – com 44 pontos, caiu para 11.º lugar e está nove pontos atrás do quarto colocado.
O Grêmio desempenhou um fraco papel na primeira etapa, quando as principais chances foram dos cariocas. Entretanto, o time tricolor voltou renovado para o segundo tempo. Logo aos 6 minutos, abriu o placar. Douglas lançou Luan atrás da zaga, o atacante driblou o goleiro Paulo Victor e tocou para Everton marcar de dentro da pequena área.
Aos 15 minutos, o centroavante Paolo Guerrero foi expulso por reclamação contra o árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado Isso diminuiu as já fracas chances do Flamengo de dar trabalho à defesa gremista. O time da casa se sentiu à vontade e, aos 39, o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira achou espaço na intermediária e deu o passe perfeito para Bobô, que driblou Paulo Victor e tocou para dentro.
Pela 34.ª rodada, o Grêmio entra em campo novamente no próximo domingo, às 19h30 (de Brasíia), contra o Sport, no estádio da Ilha do Retiro. No mesmo dia, o Flamengo recebe o Goiás, às 17 horas, no estádio do Maracanã, no Rio.