Foi um domingo para o Santos esquecer. O Alvinegro Praiano perdeu a terceira partida consecutiva no Brasileirão, deixou por terra invencibilidade de 17 jogos na Vila Belmiro na temporada e ainda entrou na zona de rebaixamento. Em momento oposto, o Grêmio chegou à quinta vitória seguida e virou líder provisório do Brasileirão.
O tricolor gaúcho apresentou bom futebol, dominou a maior parte do jogo e fez 3 a 1 com gols de Pedro Rocha, Galhardo e Yuri Mamute. Já o Santos, que jogou mais da metade da partida com um jogador a menos, porque Geuvânio foi expulso ainda no primeiro tempo, descontou com o artilheiro do campeonato: Ricardo Oliveira.
Basta o Atlético-MG não vencer o Inter, ainda nesse domingo, às 18h30, que o Grêmio termina a 11ª rodada na ponta da tabela devido aos critério de desempate – tem uma vitória a mais que o vice-líder Sport. Já o Santos desce para a 17ª posição e é o primeiro na zona da degola.
De um lado, um time invicto em casa na temporada. Do outro, uma equipe embalada por quatro vitórias seguidas no Brasileirão. Atmosfera de um bom jogo que se confirmou na Vila Belmiro. E o Grêmio disse a que veio aos 3 minutos, com gol de Pedro Rocha ao fim de ótima trama coletiva.
O Santos até ensaiou uma reação, mas Geuvânio foi expulso com 28 minutos e diminuiu as chances do Peixe. A partir daí, foi pressão do Grêmio, que ainda poderia ter aumentado com Giuliano, Douglas e Marcelo Oliveira.
O Grêmio voltou dos vestiários da mesma forma: dominando o Santos. E chegou ao segundo gol mais uma vez aos 3 minutos, novamente em linha de passe que terminou com bomba de Galhardo no canto de Vanderlei.
Mas o time da Vila Belmiro não se entregou e diminuiu o placar com Ricardo Oliveira, com bela assistência de Lucas Limas. O Santos até ameaçou buscar o empate, chegou mais uma vez com perigo, mas Yuri Mamute fechou a conta para o Grêmio e colocou o Peixe na zona do rebaixamento.