O Grêmio voltou a vencer Gre-Nal. Foi neste domingo, ao aplicar uma goleada de 4 a 1 em seu tradicional adversário. Os gols foram de Ramiro, Alán Ruiz duas vezes e Dudu. Rafael Moura descontou para o Internacional.
O resultado quebra tabu de jamais ter superado o Inter na Arena, acaba com jejum de dois anos em clássico e simboliza entrada no G-4, tirando de lá exatamente o arquirrival.
Com 57 pontos, o Grêmio assume a terceira colocação desbancando o Inter do G-4, que com 56 fica em quinto. A ultrapassagem ocorre quando faltam apenas cinco jogos para o fim do Brasileiro.
Há dois anos que o Grêmio não vencia o Inter. A última vitória havia ocorrido em agosto de 2012. Pela primeira vez superou o tradicional oponente na Arena, dando presente de aniversário ao técnico Luiz Felipe Scolari, que completa 66 anos neste domingo. Foi a primeira vez no certame nacional deste ano que a equipe gaúcha fez quatro gols em um jogo.
Na próxima rodada o Grêmio terá pela frente o Criciúma, em Santa Catarina, sábado às 19h30. Já o Inter recebe Goiás no domingo às 17h.
O Grêmio começou melhor. Com a marcação adiantada, o time tricolor não precisou nem de um minuto para criar a primeira chance de gol. Aos 20 segundos de partida, Barcos encontrou Dudu dentro da área. O atacante bateu e Alisson pegou.
A pressão exercida na saída de bola forçou o Inter a uma série de erros. Os visitantes não criaram nada. Ramiro, aos 5 minutos, chutou por cima a segunda boa chance gremista. Barcos, aos 13, também esteve perto de marcar.
Sem conseguir organizar boas jogadas ofensivas, o Inter tratou de recuar. E sofreu o gol. Aos 27 minutos, Willians perdeu para Dudu, tabelou com Barcos, driblou Aránguiz e cruzou. Luan entrou de carrinho e colocou na rede.
E o primeiro chute do Inter só aconteceu aos 32 minutos. Cobrança de falta de Alan Patrick bateu na barreira e subiu, Alan Costa escorou e Nilmar deu uma bicicleta para fora. A resposta veio aos 36. Luan ganhou de Alan Rushel e bateu. Alisson pegou. Marcelo Grohe só fez a primeira defesa aos 40. Alex bateu de fora da área e o camisa 1 espalmou.
O Inter emparelhou no fim do jogo. Aos 44, Alan Patrick obrigou Grohe a espalmar de novo. Nilmar, no rebote, não chegou a tempo. Mas não igualou o placar na metade inicial.
E logo no começo do segundo tempo, o Tricolor ampliou a vantagem. Uma troca de passes com Dudu e Luan acabou nos pés de Ramiro, que rolou para a rede marcando o segundo gol gremista, aos 3 minutos. Abel Braga resolveu atuar. Tirou Alan Patrick e botou Rafael Moura. Deu certo. Aos 15 minutos, o He-Man acertou uma pancada de fora da área e descontou.
Aos 18, Dudu foi lançado por Barcos e cruzou para Luan. Wellington Silva salvou o Inter. O quadro do primeiro tempo se inverteu. Foi o Inter que mandou nos 45 finais. Mas ao mesmo tempo que atacou, o Inter deu espaços. Giuliano, aos 27, entrou a dribles na área e Alisson defendeu um forte chute. Quatro minutos mais tarde, Zé Roberto cobrou falta cruzada, ninguém afastou e na segunda trave Alán Ruiz sacramentou a vitória gremista.
O que já era bom para os gremistas ficou ainda melhor aos 36 minutos da etapa final. Giuliano rolou para Alán Ruiz fazer o quarto. O argentino foi comemorar em frente ao banco do Inter e gerou revolta. Após minutos de confusão, o jogo teve sequência para vibração gremista. Ao som de ‘Olé’, o Grêmio celebrou a vitória.