A definição do segundo lugar do Campeonato Brasileiro ficou para a última rodada. Neste domingo, o Grêmio derrotou o Atlético-MG por 2 a 1, em Porto Alegre, e manteve as chances de conquistar o vice-campeonato. O triunfo na Arena levou o Tricolor Gaúcho aos 65 pontos, enquanto o Galo estacionou nos 66.
As joias Everton, 19 anos, e Luan, 22, marcaram os gols que deram a vitória ao Grêmio na última partida em Porto Alegre do ano. Lucas Pratto, de pênalti, balançou a rede pelo Atlético-MG, chegando ao 13º gol no campeonato.
No próximo domingo, na 38ª rodada do Brasileirão, o Grêmio vai enfrentar o rebaixado Joinville, em Santa Catarina. O Atlético-MG, por sua vez, se despede da temporada 2015 em casa. Na Arena Independência, o Galo encara a Chapecoense, também no domingo.
Como costuma fazer quando joga na Arena, o Grêmio ocupou o campo de ataque nos minutos iniciais. O time de Roger Machado teve a posse de bola, mas, apesar da intensa movimentação e troca de passes, não ameaçou o a meta do Atlético-MG. Por sua vez, o Galo apostou na velocidade de Luan. Em contra-ataques puxados pelo ponta-direita, os visitantes deram os três primeiros chutes a gol do jogo.
O Imortal se mostrou mais eficiente que o rival. Aos 30, Everton tabelou com Marcelo Oliveira. Após receber dentro da área, o jovem driblou Leandro Donizete e bateu firme, no canto direito de Victor: 1 a 0 no primeiro chute gremista. A partir daí, as coisas passaram a dar errado para o Grêmio. Marcelo Grohe, lesionado, deu lugar a Bruno Grassi. Dátolo cortou Geromel e foi puxado dentro da área: pênalti marcado. Lucas Pratto bateu e empatou para o Galo.
Se os times tiveram boas chances de marcar no fim da etapa inicial, a volta do intervalo demorou para engrenar. Especialmente no lado gremista. Aos poucos, o Atlético-MG empurrou os mandantes para o campo de defesa. Só aos 12 minutos surgiu a primeira chance. Patric cruzou para trás e Luan finalizou forte, mas a bola explodiu na zaga. Aos 20, o atacante voltou a ameaçar a meta do Grêmio. Dessa vez, o chute de fora da área saiu por cima da gol.
Então, o filme se repetiu. Assim como no primeiro tempo, o Tricolor Gaúcho na primeira finalização. Em falta na entrada da área, não adiantou o Luan atleticano ficar atrás da barreira. O Luan gremista bateu rasteiro, mas no canto oposto. Grêmio novamente em vantagem aos 25 minutos. Até o apito final, o Galo pressionou, mas voltou a pecar nas finalizações. Grassi fez grandes defesas e manteve o Grêmio na disputa pelo segundo lugar do Brasileirão.